Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Parque da Redenção tem serviços contra as hepatites neste final de semana

Publicação:

20140726150543img-9721.jpg
Testes rápidos e vacinação acontecem sábado e domingo. - Foto: Divulgação/SES

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado na segunda-feira (28), neste final de semana acontecem atividades de prevenção e diagnóstico no Parque Farroupilha (Redenção). Na manhã de sábado, a procura pelos testes para hepatite, sífilis e HIV, assim como vacinação contra hepatite B foram grandes. A ação continua no domingo, entre 11 e 16 horas. As atividades são uma parceria entre as secretarias de saúde do Estado e de Porto Alegre.

A abertura do evento contou com a presença da secretária estadual, Sandra Fagundes, e do secretário-adjunto municipal, Jorge Cuty, e a coordenadora do Conselho Municipal da Saúde (CMS), Dejanira Correa. Na oportunidade, Sandra comentou dos altos índices de coinfecção entre HIV e hepatites, que também podem ser transmitidas sexualmente.

 

A doença 

As hepatites são doenças contagiosas que causam inflamação do fígado e são causadas por diferentes tipos de vírus: principalmente A, B e C. O tipo A ocorre com maior proliferação em locais com saneamento básico precário, pois dá-se por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes que contenham o vírus (como frutas, verduras, frutos do mar, entre outros) ou ainda contato direto com utensílios contaminados (como compartilhamento de escova de dentes). Os vírus da Hepatite B e C são transmitidos principalmente por meio do sangue. Por isso, suas principais formas de contágio são o compartilhamento de materiais cirúrgicos (ou de manicures, odontológicos ou de tatuagem) e drogas injetáveis ou por relação sexual sem o uso de preservativo. A hepatite B também pode ser transmitida de mãe para filho durante o parto (transmissão vertical). O diagnóstico de pessoas com hepatite pode ser feito na Atenção Básica e complementado na Atenção Secundária (Serviços de Atendimentos Especializados às Hepatites Virais).

As hepatites são doenças silenciosas. Os sintomas mais comuns são cansaço, febre, dor abdominal, tontura, enjoo ou vômito e icterícia. Porém, é normal que pessoas portadoras de hepatites não apresentem nenhum desses sintomas. Por isso, a consulta médica e a realização de exames são essenciais para o diagnóstico precoce, capaz de evitar complicações.

Neste mês, o Calendário Básico de Imunização Infantil passa a disponibilizar também a vacinação contra a hepatite A. Ela estará disponível nas unidades básicas de saúde, em dose única, para todas crianças aos 12 meses de idade (ou até menores de 2 anos). A vacina pode ser administrada concomitantemente com outras vacinas do calendário de rotina.

Para a hepatite B a vacina está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde para pessoas com menos de 49 anos e públicos de maior vulnerabilidade (gestantes, manicures, bombeiros, policiais, profissionais do sexo, pessoas portadoras de HIV, entre outros). A imunização para a hepatite B é realizada em três doses, com intervalo recomendado de um mês entre a primeira e a segunda e de seis meses entre a primeira e a terceira dose. Contra a hepatite C não há vacina.

Secretaria da Saúde