Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Parceria entre Cabify e Panvel incentiva doação de sangue no Hemocentro da Capital

Publicação:

Foto mostra quatro doadores (três mulheres e um homem) sentados nas cadeiras no momento da doação. De pé, uma profissional de saúde acompanha uma doadora.
Hemocentro recebe doações na Avenida Bento Gonçalves, 3722 - Foto: José Eduardo Bernhardt/SES

Uma iniciativa entre o Cabify, aplicativo de celular que oferece transporte privado de passageiros e a Rede de farmácias Panvel, incentiva e apoia a doação de sangue no Hemocentro de Porto Alegre. Entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, o hemocentro receberá os doadores voluntários que se cadastraram na campanha e a Cabify vai disponibilizar corridas gratuitas para levar e buscar todos os participantes. Nos três primeiros dias de divulgação, foram preenchidas as 400 vagas previstas para um mês de campanha. Já a rede de farmácias Panvel oferecerá snacks saudáveis e brindes após as doações de sangue.

“A campanha de doação de sangue, promovida em parceria com a Cabify e a Panvel, foi uma ideia inédita, inovadora e surpreendente que trará um retorno muito importante e significativo para o Hemocentro”, afirma Maristela Westphal Teixeira, coordenadora do Hemocentro do Rio Grande do Sul.

No inverno, os estoques de sangue do Hemocentro de Porto Alegre caem consideravelmente, pois menos pessoas doam quando as temperaturas estão frias. A coleta de uma única bolsa de sangue de 450ml, por doador, pode salvar até quatro vidas, de acordo com o Ministério da Saúde. As transfusões de sangue são necessárias em situações cotidianas, como as que envolvem vítimas de acidente, pacientes cirúrgicos ou outros casos clínicos. O sangue não tem substituto e, por isso, a doação voluntária é fundamental e pode salvar muitas vidas. A Cabify e a rede de farmácias Panvel planejam uma nova campanha de doação de sangue até o final deste ano.

Confira os pré-requisitos para a doação de sangue:

Estar em boas condições de saúde;
Apresentar documento oficial de identidade com foto;
Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas;
O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

Secretaria da Saúde