Palestra sobre Residência Integrada e Gestão do SUS abre programação do aniversário de 59 anos da Escola de Saúde Pública
Publicação:

As atividades comemorativas do aniversário de 59 anos da Escola de Saúde Pública/RS (ESP/RS) foram abertas na tarde desta segunda-feira (12/7), com um evento online que contou com a apresentação da palestra “Importância da Residência Integrada para a Gestão do Sistema Único de Saúde”, proferida pelo Coordenador de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter (ex-aluno da Escola de Saúde Pública). A ESP foi criada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 11 de julho de 1962, para se constituir como um órgão responsável pela realização de cursos e treinamentos nos diferentes campos de saúde pública.
Durante a abertura do evento, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, disse que a ESP tem dois projetos, um deles é a ampliação do ensino com a implementação de cursos de residências em mais municípios e outro é instalar a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS – Escola). Ela destacou que
“ao fazer 59 anos, a ESP tem o compromisso de futuro e nós temos projetos em construção já bem adiantados, a partir, inclusive, do que vivi lá na ponta, como secretária da saúde de São Lourenço do Sul, com relação à formação na área de saúde mental coletiva. Na época, pude ver como se faz a aproximação do saber teórico, acadêmico, com a vivência pontual de atendimento na própria rede”.
A diretora da ESP, Teresinha Valduga, informou que os municípios de Canoas, Venâncio Aires, Farroupilha, Sapucaia do Sul, Porto Alegre e São Lourenço do Sul já possuem cursos de residência em saúde. “Agradeço aos secretários da saúde dos municípios das quais a Escola é parceira, esses são considerados os nossos municípios, onde temos a nossa Residência em Saúde”.
Participaram do evento a representante do Conselho Estadual de Saúde, Inara Ruas, e a representante da UERGS, Vania Roseli Corrêa de Melo. O encontro também contou com depoimento em vídeos de servidores, parceiros e ex-alunos da ESP, e com apresentação musical do Coral da PUCRS, regido pelo maestro Marcio Busatto.
Nos demais dias, serão realizadas lives em que os servidores da escola poderão divulgar e expor suas contribuições e realizações com a sociedade gaúcha. Todas as atividades acontecerão de maneira virtual, respeitando os protocolos de distanciamento social do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
O encerramento da semana comemorativa está marcado para sexta-feira (16/7) às 10h30h, e contará com a participação do Coral Ítalo-Brasileiro que apresentará uma música em homenagem a ESP/RS.
A palestra “Importância da Residência Integrada para a Gestão do Sistema Único de Saúde”, proferida pelo Coordenador de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, está disponível em https://youtu.be/aRHB2B2mRtk.
Confira a programação completa: Programação da ESP