Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Ouvidoria do SUS já realizou mais de 1,2 mil atendimentos em maio

Publicação:

20121205175738logo-ouvidoria.jpg
A Ouvidoria atua a partir das manifestações da população - Foto: Divulgação/SES

Mesmo com o canal de atendimento pelo número 0800 6450 644 temporariamente fora do ar, a Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) da Secretaria Estadual de Saúde (SES) segue tirando dúvidas e dando orientações à população. Os contatos permanecem ocorrendo por meio do WhatsApp, no (51) 98405-4165, pelo email ouvidoria-sus@saude.rs.gov.br e Formulário Web (em saude.rs.gov.br/ouvidoria). 

De 1º a 22 de maio, foram 1.216 atendimentos, 20% dos quais relacionados a informações sobre os fluxos da rede de saúde, que sofreram alterações devido à calamidade no Estado, em apoio às ouvidorias regionais e municipais. As informações mais buscadas envolvem a entrega de medicamentos pela assistência farmacêutica, endereços atualizados das farmácias e unidades de saúde, funcionamento e localização dos serviços de retaguarda, como os hospitais de campanha.  

Também há procura de usuários do SUS sobre o funcionamento dos hemocentros, o cadastro de profissionais de saúde voluntários e também sobre cancelamento de consultas em função dos alagamentos, entre outros assuntos. A Ouvidoria também registra elogios, reclamações, solicitações e denúncias.  

Secretaria da Saúde