Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Oficina de Criatividade do Hospital São Pedro realiza Roda de Conversa sobre arte e loucura

Publicação:

quatro mulheres sentadas em poltronas em ffrente a um público de sete pessoas atrás delas tem  uma parede com pintura de artes feitas pelos usuários da oficina cria

Nesta sexta-feira (4/10) a Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro realizou uma Roda de Conversa sobre arte e loucura com a presença da ensaísta, psicanalista e professora Tania Rivera. Com a participação de 70 pessoas, a maioria, acadêmicos de psicologia, museologia e artes, a roda de conversa discorreu sobre conteúdo do livro "Lugares do delírio: Arte e expressão, loucura e política. A obra aborda a relação entre arte e loucura a partir da experiência clínica da autora, seu trânsito nas artes e referências filosóficas. 

“Eventos como essa roda de conversa, sobre a relação entre arte e loucura, são fundamentais para pensarmos nas atividades expressivas como dispositivos de saúde mental”, afirmou a museóloga do Museu Estadual Oficina de Criatividade, Camila Casarotto.  

A Oficina de Criatividade vem sendo desenvolvida no Hospital Psiquiátrico São Pedro há mais de 30 anos. Para a convidada Tania Rivera, este talvez seja o mais importante trabalho nessa área desenvolvido no Brasil, cuja memória e acervo temos a missão de preservar no Museu Estadual Oficina de Criatividade.  

O Hospital Pssiquiátrico São Pedro é vinculado à Secretaria Estadual da Saúde (SES). A oficina foi uma atividade conjunta da associação Amigos da Memória do Hospital São Pedro (AMeHSP), do Museu Estadual Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro (MEOC-HPSP) e do Núcleo Transdisciplinar Arte e Loucura Tania Mara Galli Fonseca (NuTAL/UFRGS). 

Secretaria da Saúde