Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Novos leitos de UTI do Hospital de São Jerônimo entram em funcionamento

Publicação:

A imagem mostra um leito equipado do Hospital.
Um dos novos leitos de UTI Adulto para atender a região carbonífera - Foto: Divulgação /HCSJ

Entraram em funcionamento os primeiros cinco novos leitos de UTI Adulto habilitados para atender pacientes graves da Covid-19 no Hospital de Caridade de São Jerônimo. Outros cinco leitos serão disponibilizados ainda no mês de julho.

Para viabilizar essa nova ala de UTI, a Secretaria da Saúde (SES RS) contou com a contribuição do projeto Todos pela Saúde, do Ministério da Saúde e de municípios da região .

A diretora do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da Secretaria da Saúde (SES), Lisiane Fagundes, disse que a instalação destas novas vagas foi possível “graças à união de esforços de várias esferas e setores”.

O Hospital de Caridade de São Jerônimo é uma instituição referência na região carbonífera. O diretor administrativo, João Batista Pozza, lembrou que esta é uma antiga reivindicação regional que já faz parte da história do hospital. “Com esses novos leitos, o nosso hospital ganha mais representatividade na rede hospitalar para o enfrentamento ao coronavírus no Estado”, avaliou.

O Governo do Estado vem ampliando o número de leitos de UTI desde o início da pandemia. A rede hospitalar disponibilizava, inicialmente, 933 leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e hoje já chega a 1.578 em funcionamento, conforme o mapa de leitos: https://covid.saude.rs.gov.br/ . Entre públicos e privados o RS possui 2.280 Leitos UTI Adulto.

Secretaria da Saúde