Novos leitos de saúde mental em Guaíba ampliarão assistência a mulheres em cumprimento de penas
Secretarias da Saúde e dos Sistemas Penal e Socioeducativo trataram do assunto em reunião
Publicação:

Junto ao Hospital de Guaíba, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) trabalha para a abertura de novos leitos de saúde mental voltados ao atendimento de mulheres reclusas em unidades prisionais. O assunto foi tratado nesta terça-feira (25/02) em reunião da secretária da Saúde, Arita Bergmann, com o secretário dos Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), Luiz Henrique Viana.
Ao todo, a unidade poderá ofertar até 10 leitos em uma estrutura adequada, com isolamento dos demais pacientes. As tratativas com a SSPS visam neste momento articular o efetivo de apoio a ser formado por servidores da Polícia Penal. A inauguração do espaço ainda depende dos ajustes finais para definição.
Conforme destacou a secretária Arita, o local seria “mais um espaço dentro da rede para atender e acolher mulheres reclusas quando elas tiverem algum problema de saúde mental que demande internação”.
Para a manutenção do serviço, a SES contrata a equipe de saúde junto a instituição. As internações nesses leitos, quando necessárias, são feitas mediante avaliação clínica pela regulação estadual.
Por parte da SES, participou da reunião a diretora do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS), Marilise Fraga de Souza, e outras técnicas da área, enquanto por parte da SSPS a agenda contou com as presenças da diretora-adjunta do Departamento de Políticas Penais, Léa Duarte, e a assessora Raquelli Dubal.