Estado e município discutem projeto de reforma de Hospital de Vila Maria
Com obra, orçada em R$ 2,2 milhões, unidade ampliaria atendimentos e as especialidades oferecidas
Publicação:

O projeto de reforma e ampliação do Hospital Municipal Carlos Cerato, em Vila Maria, no Planalto Médio do Estado, foi tema de uma reunião nesta quarta-feira (26/02) entre a secretária da Saúde, Arita Bergmann, e o prefeito do município, Adroaldo Sebben.
Atualmente, a unidade possui com uma área de 1,1 mil m², contando com ambulatório para pequenos procedimentos, consultório médico e nove leitos. Com as obras, o espaço teria mais 155m², passando a oferecer pronto-atendimento, laboratório de análises clínicas e atendimento em cardiologia, urologia, pneumologia e traumato-ortopedia em parceria com Universidade da Fronteira Sul, de Passo Fundo.
A comitiva do município apresentou um mapa com os detalhes de como o hospital ficará após a ampliação. Foi discutida a possibilidade de o hospital ser beneficiado com recursos do Programa Avançar Mais na Saúde, do Governo do Estado, destinados a hospitais de pequeno porte (HPPs), com até 50 leitos. O orçamento da obra é de R$ 2,2 milhões.
A comitiva foi orientada a cadastrar o projeto no Cadastro de Demandas de Transferências Voluntárias (CDTV), que reúne parcerias e convênios com o Governo do Estado, para análise da equipe técnica da Secretaria da Saúde.
“Nosso objetivo é exatamente reforçar as pequenas estruturas para oferecer o que é possível em baixa e média complexidade e desafogar os grandes centros”, disse Arita Bergmann.
Além da equipe técnica da Secretaria da Saúde, participaram da reunião a secretária municipal de Saúde de Vila Maria, Cátia Ferri, e o deputado estadual Dirceu Franciscon.