Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Novo equipamento automatizado triplica capacidade do laboratório de triagem do Hemocentro

Investimento na qualificação traz maior segurança, rapidez e menor risco operacional

Publicação:

Uma profissional de saúde trabalhando no novo equipamento para triagem de sangue no Hemorgs que é formado por três grandes telas  e teclados digitais.

O processo dos testes de compatibilidade das coletas de sangue no Hemocentro do Estado Rio Grande do Sul (Hemorgs) passou a ser realizado de forma totalmente automatizada a partir desta semana. O investimento para qualificação do processo, por parte da Secretaria Estadual da Saúde (SES), é de R$ 3,6 milhões anuais na locação de três novos equipamentos, que processa 98 amostras por hora, sem necessitar de etapas manuais e de equipamentos acessórios.  

 
Esses novos aparelhos possibilitam a ampliação da capacidade do laboratório na triagem do sangue dos doadores, passando de cerca de 400 doações por dia para 1.152, praticamente triplicando a produtividade”, afirma a chefe de divisão de hemoterapia do Departamento de Sangue e Hemoderivados da SES, Aline Gulart. O novo equipamento, da marca Erytra traz, também maior segurança, rapidez e menor risco operacional (biológico e ergonômico).  

Além da demanda do Hemorgs, outros serviços da rede também terão seus testes feitos pelo novo equipamento, como os hemocentros de Santa Maria, Pelotas e Alegrete, a Unidade de Coleta e Transfusão de Viamão, de Camaquã, do HPS de Porto Alegre, Hospital de Tramandaí, núcleo hemoterápico do Hospital Universitário de Santa Maria e Hospital Universitário de Canoas.  

“Com os exames sendo realizados de forma automatizada, poderemos também, qualificar e conferir maior segurança às transfusões sanguíneas”, aponta a coordenadora. 
 
Os exames realizados pelo Erytra incluem: determinação dos grupos sanguíneos e fator Rh; pesquisa e identificação de anticorpos irregulares e determinação do perfil de fenotipagem, que identifica marcadores (antígenos) presentes nas amostras de sangue. 

 

Secretaria da Saúde