Novo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ametista do Sul vai abranger 12 municípios
Publicação:

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, assinou, nesta terça-feira (27), em Ametista do Sul, a resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que transforma a Unidade Regional de Saúde do Trabalhador (Urest) no município no norte do Estado, em Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
A Cerest fornecerá retaguarda técnica especializada para a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) na região, que reúne em torno de 1,5 mil trabalhadores na maior reserva de pedra ametista do mundo. Em comparação com a Urest, passa a ter abrangência mais ampla, de cinco para 12 municípios, com perfil focado nos garimpeiros, embora atenda o conjunto de todos os trabalhadores.
Pela resolução 332 da CIB, a Cerest de Ametista do Sul será referência para todos os garimpos da região. A equipe também será ampliada e contará com psicólogo e fonoaudiólogo.
“Passamos por uma pandemia, que nos afastou, mas hoje nos reencontramos com essa grande conquista que é a transformação da Urest em Cerest”, disse Arita Bergmann após a assinatura, ocorrida em um garimpo de ametistas no município. “Este ato de assinatura de uma CIB dentro de um garimpo não é só uma cerimônia, não é só um papel. É muito mais do que isso. É reconhecimento do Governo do Estado que aqui em Ametista temos um Centro de Referência de Saúde do Trabalhador que será reconhecido nacionalmente porque aqui se cuida das pessoas”.
A secretária da Saúde se emocionou ao lembrar que antes do investimento do Governo do Estado na Urest, era alto o índice de doenças pulmonares na região, principalmente silicose, causada pelo acúmulo de pó de sílica nos pulmões durante a mineração.
“Nunca me saiu da cabeça a imagem de uma outra visita aqui ao município desse garimpeiro internado no hospital com seu problema pulmonar muito adiantado e que não tinha mais expectativa de vida. Voltar hoje e verificar que diminuímos de mais de 385 casos em 2008 para menos de cinco nos seis primeiros meses do ano é porque estamos aqui celebrando a vida”.
A cerimônia também teve a participação do garimpeiro Anatan Cargnin. “A saúde do garimpeiro é muito importante. Eu perdi dois irmãos no garimpo para a doença”, revelou. “Hoje, graças a uma equipe eficiente, os garimpeiros colocaram na cabeça a realidade da doença. Hoje todo mundo se cuida e usa equipamento”.
O Cerest de Ametista do Sul será referência para os municípios de Alpestre, Ametista do Sul, Caiçara, Cristal do Sul, Frederico Westphalen, Iraí, Palmitinho, Planalto, Rodeio Bonito, Vicente Dutra, Gramado dos Loureiros, Trindade do Sul.