Novas tecnologias de prevenção
Há necessidade de utilização de diferentes abordagens de prevenção (biomédica, comportamental e sócioestrutural) aplicadas em múltiplos níveis (individual, nas parcerias/relacionamentos, comunitário, social) para responder a necessidades específicas de determinados públicos e de determinadas formas de transmissão do HIV. Esta estratégia é chamada de prevenção combinada, que contempla a utilização de insumos de prevenção, como os preservativos; testagem regular para o HIV; exames de HIV e sífilis no pré-natal para gestantes e parceiros, diagnóstico e tratamento para outras IST e instituição de medidas de redução de danos.
E também novas estratégias, como:
O Tratamento como Prevenção (TASP) consiste no uso constante de medicamentos antirretrovirais para que as pessoas vivendo com HIV/AIDS alcancem a “carga viral indetectável”. As evidências científicas mostram que esta situação, além de garantir uma melhora significativa na qualidade de vida da pessoa em tratamento, também reduz consideravelmente a chance de transmissão do vírus.
A Profilaxia Pós-Exposição é a utilização da medicação antirretroviral após qualquer situação em que exista o risco de contato com o vírus HIV. A medicação age impedindo que o vírus se estabeleça no organismo – por isso a importância de se iniciar esta profilaxia o mais rápido possível após o contato: em até 72 horas, sendo o tratamento mais eficaz se iniciado nas duas primeiras horas após a exposição. O tratamento deve ser seguido por 28 dias. Acesse os serviços que disponibilizam a Profilaxia Pós-Exposição (PEP).
A Profilaxia Pré-exposição (PrEP) é a utilização do medicamento antirretroviral por aqueles indivíduos que não estão infectados pelo HIV, mas se encontram em situação de elevado risco de infecção. Com o medicamento já circulante no sangue no momento do contato com o vírus, o HIV não consegue se estabelecer no organismo. Esta tecnologia ainda está sendo estudada no Brasil, sendo que um dos sítios de pesquisa encontra-se em Porto Alegre/RS. Mais informações sobre a pesquisa de Profilaxia Pré-exposição (PrEP).