Nova fase do Testar RS terá diagnóstico da covid-19 para população assintomática

A imagem mostra um homem fazendo teste RT-PCR com uma profissional de saúde.

Uma nova fase do projeto Testar RS vai ampliar a testagem diagnóstica de covid-19 para pessoas sem sintomas em locais de grande circulação no Estado. O projeto foi construído pela Secretaria da Saúde (SES), em conjunto com o Gabinete de Crise do Governo do Estado e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS).

A ideia da nova e terceira fase do Testar RS é espalhar pontos de testagem fora das Unidades Básicas de Saúde (UBS) em locais estratégicos do Estado, como litoral, fronteira, região da Serra e outros municípios com mais de 100 mil habitantes. Será também vinculado a Operação Verão Total 2021/2022, que engloba ações da gestão estadual em municípios que recebem grande contingente populacional no período de veraneio.

De acordo com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o objetivo é realizar o “rastreamento de possíveis casos de covid-19 entre pessoas que não apresentam sintomas da doença. Esta é uma demonstração de que estamos preocupados em manter os baixos índices da pandemia no Estado e, mais ainda, seguir para um novo momento no futuro em que essas medidas não serão mais necessárias”.

Os pontos de testagem utilizarão exames rápidos de antígeno. O Rio Grande do Sul recebeu 148 mil testes do Ministério da Saúde para esse fim, e a SES realizou a compra de mais 320 mil testes. A escolha dos municípios que poderão aderir, os locais exatos e demais detalhes operacionais estão sendo definidos com as regiões prioritárias.

A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, adianta que os espaços deverão ser de grande circulação de pessoas e ter boa ventilação, podendo ser próximos a universidades e estádios, por exemplo. Ainda, as equipes municipais que trabalharem nestes pontos precisam garantir agilidade no atendimento, separar pessoas sintomáticas das assintomáticas, e realizar todos os protocolos de isolamento de possíveis casos positivos.

O vice-presidente do Cosems, Naasom Luciano, diz que “o Testar RS já é um projeto consolidado, que trouxe resultados positivos na contenção da pandemia. Vemos essa ampliação da testagem como muito importante para avançarmos para uma vida pós-pandemia”.

O projeto Testar foi criado em julho de 2020 para ampliar o teste diagnóstico de covid-19 com exames de RT-PCR de biologia molecular. A segunda fase do projeto foi implementada em agosto de 2020, com a criação de centrais regionais e municipais de triagem, descentralizando os testes do Laboratório Central do Estado (Lacen/RS). A partir de junho deste ano, iniciou a utilização de testes rápidos de antígeno, além de RT-PCR. A terceira fase do projeto prevê a utilização de testes rápidos para detecção de casos assintomáticos em locais de grande circulação de pessoas.