Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

No Dia Nacional do Doador, Hemocentro homenageia entidades e empresas que colaboram com campanhas

Publicação:

A imagem mostra um grupo de pessoas, de pé ou agachadas, com os braços levantadas. Algumas seguram um diploma. No meio, o boneco do Hemotchê.
Os homenageados com o certificado posam junto com o Hemotchê, mascote do Hemocentro. - Foto: Ana Imperatore/ SES

O esforço de obter novos doadores de sangue no Rio Grande do Sul não é apenas da Secretaria da Saúde. Entidades, empresas e órgãos públicos participam ativamente das campanhas de doação ao estimular que funcionários, servidores e seus amigos e familiares colaborem, possibilitando que 250 transfusões de sangue sejam feitas todos os anos no Estado.

No Dia Nacional do Doador de Sangue, nesta sexta-feira (25), o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) homenageou 130 entidades e empresas com um certificado, reconhecendo sua contribuição para ajudar a manter os estoques de sangue. 

Representantes do Grêmio e do Internacional, do Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP-RS), Instituto Unimed, das Lojas Quero-Quero, da Escola do Serviço Penitenciário, Faculdades Estácio de Sá e Moinhos e Movimento Paz, entre outros, estiveram entre os representantes que participaram da cerimônia no Hemorgs, pela manhã. 

“Este dia celebra e homenageia a pessoa mais central, a doadora de sangue”, disse a diretora do Hemocentro, Kátia Brodt, durante a homenagem. “Sem a ajuda e a colaboração destas pessoas, muitas vidas seriam perdidas. Hoje, no Dia Nacional do Doador de Sangue, temos todos os motivos para valorizar as atitudes solidárias que nos auxiliam a ajudar quem precisa”.

A secretária adjunta da Saúde, Ana Costa, lembrou as vidas salvas pelas doações no Rio Grande do Sul. “Na saúde, sangue é algo que não podemos comprar. Por isso, hoje queremos estar com vocês para poder dizer ‘obrigado’ em nome de milhares de pessoas”. 

Sentada na cadeira, Ana está acompanhada de três palhaças do Palhaços da Graça, que estão de pé. Todas as quatro estão de máscara.
Em clima descontraído, Ana Costa recebe a visita do grupo Palhaços da Graça durante a doação - Foto: Ana Imperatore/SES

Ela mesma doou sangue no Hemocentro após participar da cerimônia e, em clima de descontração, recebeu a visita do grupo Palhaços da Alegria, um dos homenageados. "É uma alegria imensa. Temos oportunidade agora no período da copa de ver o golaço de Richarlison", disse. "Eu não sou craque de bola, mas posso ser aquela que marca o gol da doação. Convido todo mundo a ser um atleta nessa Copa e procurar o Hemocentro mais perto de casa e cumprir esse ato de amor, que salva vidas e faz a diferença para que as pessoas possam ter sua saúde recuperada”. 

À tarde, a programação festiva seguiu com a apresentação no Hemocentro da Escola de Samba Bambas da Orgia. 

Secretaria da Saúde