Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Museu da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro reúne cerca de 200 mil obras

Publicação:

Acervo reúne a produção dos frequentadores da Oficina desde 1990.
Acervo reúne a produção dos frequentadores da Oficina desde 1990. - Foto: Divulgação/SES

O Museu Estadual Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro (MEOC-HPSP) vem buscando estruturar o prédio da antiga farmácia do hospital – que hoje é a sede do museu – para receber o público visitante. A intenção do Museu é equipar o local com salas expositivas, centro de documentação e espaços para atividades educativo-culturais.

O acervo do museu é estimado em cerca de 200 mil obras, reunindo a produção dos frequentadores da Oficina desde 1990. Para 2024, estão sendo planejadas atividades de digitalização das obras, conservação preventiva do acervo, ações educativas e participação em eventos, além de parcerias para a estruturação da sede. Em 24 de janeiro, o MEOC-HPSP completou dois anos.

Primeiro museu do Rio Grande do Sul com obras sobre arte e loucura, o MEOC-HPSP foi criado por meio da Portaria 49/2022, da Secretaria Estadual da Saúde. A Oficina de Criatividade é um espaço permanente do HPSP, inspirada no trabalho da psiquiatra Nise da Silveira, idealizadora do Museu de Imagens do Inconsciente do Rio de Janeiro, que utiliza a expressão plástica como agente terapêutico. “É uma produção intensa – com pinturas, esculturas, bordados – em diversas perspectivas mantendo a premissa de salvaguardar as obras”, explica a coordenadora da oficina, a terapeuta ocupacional Tatiane Patrícia da Silva.

O MEOC-HPSP tem organizado e catalogado o acervo, que é objeto de pesquisas interdisciplinares em áreas como Museologia, Psicologia, Arquivologia, Arquitetura e História da Arte. Pesquisadores do Núcleo Transdisciplinar Arte e Loucura Tania Mara Galli Fonseca (Nutal/UFRGS) têm atuado na Oficina e no MEOC-HPSP. O Museu também conta com apoio da associação Amigos da Memória do Hospital São Pedro (AMeHSP), entidade sem fins lucrativos organizada e mantida pela sociedade civil com mais de vinte anos de trajetória em defesa da preservação do patrimônio cultural presente no HPSP.

A professora Vanessa Aquino, do Curso de Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPGMusPa) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro do NuTAL/UFRGS explica a importância dessa visão interdisciplinar: “Muitas monografias, dissertações e teses foram realizadas a partir do acervo do MEOC-HPSP e sobre a Oficina de Criatividade, além de projetos de extensão, pesquisa e de ensino, sempre valorizando as relações de afeto e respeito à autonomia e à produção livre dos frequentadores da Oficina”, destaca a professora.

Em 2023, obras do acervo do MEOC-HSPS foram expostas no Museu da UFRGS. Por três meses, a exposição “Esta coisa que pulsa” problematizou questões sobre arte, liberdade e loucura e ofereceu um diálogo entre a saúde mental e o encontro de múltiplas interlocuções a partir do circuito artístico.

Para conhecer o acervo da Oficina de Criatividade e a sede do MEOC-HPSP, é necessário fazer agendamento pelo e-mail: meochpsp@gmail.com. O MEOC-HPSP está localizado na avenida Bento Gonçalves, 2460, em Porto Alegre.

Secretaria da Saúde