MP é parceiro para implantação de sistemas que reduzem filas na saúde

Sentados atrás de uma mesa redonda, Secretária Arita e o subprocurador Marcelo Dornelles conversam.
Dornelles colocou instituição à disposição para auxiliar SES - Foto: Marcelo Ermel

Representantes do Ministério Público (MP) estadual estiveram na Secretaria da Saúde (SES), nesta quarta-feira (11), para discutir o uso do Sistema de Gerenciamento de Internações (Gerint) e de Consultas (Gercon) por parte do governo do Estado. O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles, colocou a instituição à disposição do Estado com o objetivo de viabilizar a assinatura do termo de cooperação entre SES e prefeitura de Porto Alegre.

"O MP quer colaborar para que o projeto vá adiante. Queremos ser parceiros", afirmou Dornelles à secretária da Saúde, Arita Bergmann. "Nosso objetivo é o mesmo: reduzir as filas e melhorar o SUS", completou a promotora de Justiça, Gisele Monteiro. A procuradora de Justiça Angela Salton Rotunno, coordenadora Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, da Saúde e da Proteção Social, também participou do encontro.

A Secretária Arita conversa com Dornelles e mais duas mulheres. Do lado da Secretária, está um homem. Todo estão sentados atrás de uma mesa redonda.
Encontrou aconteceu nesta quarta, na SES - Foto: Marcelo Ermel

O uso do programa pela SES já teve aprovação da Comissão Intergestores Bipartites (CIB). A adoção dos dois sistemas, que foram desenvolvidos pela Procempa e pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, onde os serviços já foram implantados, deverão agilizar e qualificar o fluxo dos usuários, reduzindo as filas de espera.

Os sistemas permitem a identificação do usuário e o compartilhamento de informações com os prontuários eletrônicos dos serviços de saúde. Os pacientes mais graves são atendidos com prioridade.
Atualmente, estão sendo feitos alguns ajustes técnicos no termo de cooperação para que o convênio seja assinado. A secretária Arita agradeceu a disposição do MP em auxiliar na solução de eventuais entraves institucionais à implantação do sistema e projetou para breve aassinatura do convênio entre Estado e prefeitura da Capital.