Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Mobilização no Noroeste gaúcho prega trabalho permanente contra a dengue

Publicação:

O Dia Mundial do Meio Ambiente, neste 5 de junho, foi marcado por grande mobilização no Noroeste do Rio Grande do Sul, regiões em que houve o registro de epidemia da dengue no primeiro semestre de 2007. Prefeituras e a Secretaria Estadual da Saúde realizaram um Dia D conta a Dengue. O titular da SES, Osmar Terra, participou das atividades. Ele destacou a importância da continuidade da mobilização dos gestores, da população e dos demais parceiros no combate à dengue. "Vencemos esta primeira epidemia de dengue no Estado. Com ajuda de todos, a epidemia está controlada. Precisamos trabalhar para que, com a volta do calor, uma provável epidemia seja controlável ou, no mínimo, do tamanho desta primeira", disse Terra. Ele anunciou que as prefeituras dos municípios mais atingidos já estão recebendo recursos para contratação de mais agentes de saúde para atuarem no combate ao mosquito Aedes aegypti e à dengue. "Abrimos recursos junto ao Ministério da Saúde para alocarmos no combate à dengue aqui no Estado", disse Osmar Terra.

 


Santo Ângelo

 


O secretário da Saúde iniciou a maratona por Santo Ângelo. Na cidade, ele participou de ato de abertura da Semana do Meio Ambiente em frente da Cadetral Angelopolitana, no centro município. Terra afirmou que a SES é parceira tanto nas questões do meio ambiente como nas questões cruciais da Saúde. "Essa vitória no controle da epidemia é de todos e todos devem continuar na moblização." Segundo Osmar Terra, a SES está repassando para a prefeitura de Santo Ângelo recursos para a contratação de 50 novos agentes de Saúde que atuarão no controle da dengue. Esses valores foram gestionados por Terra junto ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Finalizando o encontro que reuniu estudantes de escolas municipais e estaduais, além de autoridades locais, Terra disse que o futuro da qualidade de vida, com saúde, depende da preservação do meio ambiente.

 


São Pedro do Butiá

 


Em São Pedro do Butiá, a SES participou de evento organizado pela prefeitura na Praça Central da cidade. O ato mobilizou alunos e professores de todas as escolas municipais e estaduais, além de prefeitos de cidades vizinhas, inclusive com a participação da Associação dos Municípios das Missões. Terra agradeceu o empenho da comunidade pelo trabalho de combate à dengue. Ele salientou, mais uma vez, que a epidemia terminou, "mas a doença pode voltar".

 


Santa Rosa

 


À tarde, em Santa Rosa, na Praça da Independência, o secretário da Saúde participou de mais um ato pelo Dia D contra a Dengue. Terra dividiu com todos os presentes ao ato, principalmente agentes de saúde e prefeitos da região, os cumprimentos pela mobilização que controlou a primeira epidemia de dengue no Rio Grande do Sul. E conclamou que o empenho continue mesmo com o frio rigoroso. "Com 10 dias de calor, podemos ter a volta do mosquito transmissor da dengue. Por isso, a necessidade da permanência de vigilância é total." Terra falou que a SES conseguiu junto ao Ministério da Saúde R$ 3,5 milhões para o combate à dengue. "Recursos esses que ajudarão na contratação de mais agentes de saúde. O valor será distribuído para 55 municípios gaúchos com focos do mosquito da dengue, especialmente na região Noroeste e Porto Alegre."

 


O espírito da mobilização no Noroeste gaúcho no Dia Mundial do Meio Ambiente no Dia D contra a Dengue pode ser sintetizado por uma faixa ao fundo do palco montado na praça central de Santa Rosa. "A Região firma compromisso de combate ao mosquito da dengue". A peça é assinada pela Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa e poderia ser subscrita pela comunidade local, como a agente de Saúde Geneci Silva, de Giruá. Há dois anos, ela se veste com uma fantasia de mosquito da dengue. "Sempre que posso, viro mosquito para ajudar a eliminar o perigo da dengue e pedir o empenho da população para que não deixe ambientes com água parada", sintetizou Geneci ao ser fotografada junto ao secretário Osmar Terra. Na maratona contra a dengue e pelo meio ambiente, o titular da SES esteve acompanhado pela diretora administrativa da Secretaria da Saúde, Neusa Kempfer, também responsável pela Força Tarefa de Combate à Dengue no RS. Luiz Carlos Leal, diretor das Coordenadorias Regionais de Saúde, também participou.

Secretaria da Saúde