Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Militares encontram larvas de mosquito em treinamento para prevenção da Dengue

Publicação:

O grupo de 25 soldados do Exército que esteve no Cemitério João XXIII na tarde de hoje (16), para o primeiro dia de treinamento em campo de combate à dengue, encontrou larvas depositadas em alguns vasos de flores. Daltro Fernandes da Fonseca, técnico do Programa Estadual da Dengue, informou que o material recolhido será examinado em laboratório mas não tem características do aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença.

Os militares que participaram da aula prática integram uma turma de 100 soldados da força-tarefa que irá reforçar a inspeção domiciliar. A capacitação dos agentes militares é feita pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde da SES/RS. Na próxima semana, outro grupo de militares terá aulas práticas e teóricas.

Hoje, os agentes testaram seus conhecimentos, verificando vasos e recipientes com água parada em busca de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue. No verão, a probabilidade da existência de larvas aumenta. As poças ocasionadas pelas chuvas podem se tornar incubadoras do mosquito. Os militares que participam na luta contra a dengue em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde são o 3º Regimento de Cavalaria da Guarda (RGC), Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), 3º Batalhão de Comunicação (BECOM), 6ª Divisão do Exército, 3ª Região Militar, 3º Batalhão de Polícia do Exército.

O diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Francisco Paz, disse que a participação do Exército é um fator que agrega na prevenção ao vírus da dengue. O Estado possui o vetor, mas não o vírus, disse o diretor.O general Grimário de Oliveira, assessor de Saúde do Comando Militar do Sul, salientou a importância para o Exército desta parceria com o governo do Estado. O perigo da dengue está aí. Temos que eliminá-lo, enfatizou o general.

Os militares treinados estarão à disposição da Secretaria da Saúde de Porto Alegre, que enviou quatro observadores aos trabalhos no cemitério. Na capital, bairros como Cavalhada, Nonoai e Teresópolis, estão com o índice acima do normal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

No interior,o treinamento será feito na próxima semana (20 a 22). O Exército destacará 79 homens para a força-tarefa. As equipes serão divididas por região. São Luiz Gonzaga recebe os soldados dos municípios pertencentes à 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Santa Rosa orientará os militares das cidades da 14ª CRS, e Ijuí realizará a capacitação para os municípios de Crissiumal e Frederico Westphalen. No interior, o trabalho das equipes inicia imediatamente após a conclusão da capacitação.

Secretaria da Saúde