Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Mamamóvel chega a Tapes na próxima terça-feira

Publicação:

O município de Tapes recebe, na próxima terça-feira (5 de outubro), o Mamamóvel, que oferecerá 160 exames de mamografia às mulheres da região. Desde o dia 28 de setembro, o veículo, equipado com um mamógrafo, percorre o interior do Rio Grande do Sul para facilitar o acesso das mulheres ao teste e às informações sobre a importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer de mama. A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado com o Instituto da Mama do RS (Imama).

 

A rota começou em Candelária, onde o caminhão fica até amanhã (1º/10), na Rua 25 de Agosto, junto à Unidade Básica de Saúde. Ao todo, serão 160 exames disponibilizados para mulheres do município.

 

Em Tapes, o Mamamóvel ficará estacionado na Rua Coronel Pacheco, 198, no centro, em frente à prefeitura, onde vai garantir o exame para 60 mulheres da cidade, 20 de Sentinela do Sul, 15 de Arambaré, 15 de Mariana Pimentel, 40 de Barra do Ribeiro e 10 de Sertão Santana. Serão 40 exames por dia, totalizando 160 até o dia 8 de outubro. O agendamento dos testes é feito pelas secretarias municipais de saúde, que encaminham a relação das mulheres que realizarão os exames. Entre os pré-requisitos estão a indicação médica obrigatória com apresentação da solicitação do exame, idade mínima de 35 anos para mulheres com histórico familiar ou a partir de 40 anos de idade ou, ainda, mulheres a partir dos 40 anos que nunca realizaram mamografia.

 

O Governo espera realizar 320 exames por mês com o Mamamóvel, detectando o câncer na fase inicial, quando as chances de cura chegam a 95%. A equipe de atendimento é composta por uma enfermeira, um técnico e um voluntário do Imama que será responsável por levar palestras e oficinas de conscientização, prestando um atendimento humanizado especial.

 

Confira os destinos seguintes e os municípios das microrregiões atendidas: 

 

19/10 a 22/10 - Camaquã (Cerro Grande, Barão do Triunfo, Dom Feliciano e Chuvisco)

 

09/11 a 12/11 - Montenegro (Pareci Novo, Maratá, Brochier e São José do Sul)

 

23/11 a 26/11 - São Sebastião do Caí (São José do Hortêncio, Harmonia, Tupandi, Barão, São Pedro da Serra e Salvador do Sul)

Secretaria da Saúde