Lideranças da região 7 aprovam Hospital de Parobé como referência em traumato-ortopedia

17B654~1
Arita Bergmann destacou o apoio unânime dos secretários municipais de saúde à mudança - Foto: Itamar Aguiar/SES

A Secretaria da Saúde e os gestores de municípios que fazem parte da Região 7 do Estado aprovaram nesta sexta-feira (17) a mudança de referência no atendimento de urgência e emergência de média e alta complexidade em traumatologia e ortopedia para o Hospital São Francisco de Assis, em Parobé. Com a decisão, o município substitui Canoas como referência para procedimentos cirúrgicos.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, destacou a articulação da região, do governo do Estado e dos municípios para viabilizar a implementação dos serviços, além da unanimidade e do apoio dos secretários na transferência. "Hoje, consolidamos com a Região 7 a mesma adesão. Isso é estar junto, gestor estadual e gestores municipais construindo soluções para os problemas de saúde, que não são poucos, mas a gente consegue com essa união buscar a solução de um problema histórico na região metropolitana”, disse.

Na semana passada, a região 6 havia referendado a transferência da referência do serviço. Os termos aditivos para o novo contrato com o hospital já estão em tramitação. “Essa fila precisa andar e o paciente precisa ter a possibilidade de realizar seu procedimento de alta complexidade em um hospital da qualidade do hospital de Parobé”, ressaltou Arita.

Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Joel Wilhelm destacou que a mobilização vem sendo feita há anos, com vistas a melhorar o atendimento das comunidades. "Essa mudança trará mais agilidade, praticidade e dignidade aos pacientes", afirmou Joel, destacando a importância do diálogo e da parceria com diferentes segmentos para encontrar uma solução convergente.

Além de representantes do Governo do Estado, estiveram presentes ao encontro na Secretaria da Saúde os secretários municipais de Saúde Ari Alberto Schrepp (Araricá), Suzana Ambros Pereira (Campo Bom), Nilton José Tavares (Dois Irmãos), Cassius Frosi Lenzi (Estância Velha), Marcelo Bernardes (Ivoti), Greice Taiana Weber (Lindolfo Collor), Ana Paula Viebrantz (Morro Reuter), Neri Carlos Bueno Chicatto (Nova Hartz), Fábio Beneton (Portão), Tânia Vier Alles (Santa Maria do Herval), Verônica Engeroff (São José do Hortêncio) e Janete Salvatti Hess (Sapiranga), além da representante de Presidente Lucena, Aline Jung, e do diretor do Hospital São Francisco de Assis, João Schmitt.