Lançamento do Guia de Atenção Primária da Saúde reúne mais de 300 participantes
Evento online contou com participação da Secretaria da Saúde, Cosems, governo federal e gestores municipais
Publicação:
Com a participação de mais de 300 secretários e técnicos de saúde dos municípios, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) lançou nesta sexta-feira (31/01) o Guia de Atenção Primária à Saúde (APS) para Novas Gestões Municipais – 2025-2028. O evento, realizado online, contou com a presença da secretária adjunta da Saúde, Ana Costa, além do presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), Régis Fonseca Alves, e da superintendente do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul, Maria Celeste Souza da Silva.
Iniciativa do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Dapps) da SES, o guia foi desenvolvido para oferecer suporte aos gestores das novas administrações municipais que tomaram posse no início deste mês. Oferece informações essenciais sobre o funcionamento e a gestão da Atenção Primária à Saúde (APS) nos municípios e sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), além de legislação e financiamento, entre outros temas.
Na abertura, os participantes ressaltaram a importância da ação integrada entre União, Estado e municípios no apoio à saúde da população. “Um manual sozinho não pode resolver a saúde. Precisamos da união, dos prefeitos, do Estado e dos municípios”, disse Ana Costa no evento.
A secretária adjunta da Saúde destacou iniciativas como a Rede Bem Cuidar, programa do Estado para fortalecer e qualificar a atenção básica. “Esse manual é mais uma ferramenta adequada, mas precisamos estar unidos porque saúde é nosso bem mais precioso”.
Já a representante do Ministério da Saúde destacou a resiliência da rede de saúde gaúcha mesmo durante a calamidade climática de 2024. “O Rio Grande do Sul é um estado que enfrenta calamidades, mas produz saúde”. A diretora do Dapps, Marilise Fraga de Souza, também apontou em sua fala a atuação dos gestores durante as enchentes.
Para o presidente do Cosems/RS, o manual é “importantíssimo” para os novos gestores. “Nesta fase, é muito importante o acesso à informação e o direcionamento para uma tomada de decisão mais tranquila”, disse Régis Fonseca Alves, também secretário municipal de Saúde de Gravataí.
Gestores podem acessar o manual neste link. Também podem encontrar informações relevantes sobre a atenção primária à saúde em seus municípios por meio do site da Secretaria da Saúde: https://atencaoprimaria.rs.gov.br/sou-gestor.