Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Lançamento do Guia de Atenção Primária da Saúde reúne mais de 300 participantes

Evento online contou com participação da Secretaria da Saúde, Cosems, governo federal e gestores municipais

Publicação:

Card Saúde
card

Com a participação de mais de 300 secretários e técnicos de saúde dos municípios, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) lançou nesta sexta-feira (31/01) o Guia de Atenção Primária à Saúde (APS) para Novas Gestões Municipais – 2025-2028. O evento, realizado online, contou com a presença da secretária adjunta da Saúde, Ana Costa, além do presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), Régis Fonseca Alves, e da superintendente do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul, Maria Celeste Souza da Silva. 

Iniciativa do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Dapps) da SES, o guia foi desenvolvido para oferecer suporte aos gestores das novas administrações municipais que tomaram posse no início deste mês. Oferece informações essenciais sobre o funcionamento e a gestão da Atenção Primária à Saúde (APS) nos municípios e sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), além de legislação e financiamento, entre outros temas.

Na abertura, os participantes ressaltaram a importância da ação integrada entre União, Estado e municípios no apoio à saúde da população. “Um manual sozinho não pode resolver a saúde. Precisamos da união, dos prefeitos, do Estado e dos municípios”, disse Ana Costa no evento.

A secretária adjunta da Saúde destacou iniciativas como a Rede Bem Cuidar, programa do Estado para fortalecer e qualificar a atenção básica. “Esse manual é mais uma ferramenta adequada, mas precisamos estar unidos porque saúde é nosso bem mais precioso”.

Já a representante do Ministério da Saúde destacou a resiliência da rede de saúde gaúcha mesmo durante a calamidade climática de 2024. “O Rio Grande do Sul é um estado que enfrenta calamidades, mas produz saúde”. A diretora do Dapps, Marilise Fraga de Souza, também apontou em sua fala a atuação dos gestores durante as enchentes.

Para o presidente do Cosems/RS, o manual é “importantíssimo” para os novos gestores. “Nesta fase, é muito importante o acesso à informação e o direcionamento para uma tomada de decisão mais tranquila”, disse Régis Fonseca Alves, também secretário municipal de Saúde de Gravataí.

Gestores podem acessar o manual neste link. Também podem encontrar informações relevantes sobre a atenção primária à saúde em seus municípios por meio do site da Secretaria da Saúde: https://atencaoprimaria.rs.gov.br/sou-gestor.

Secretaria da Saúde