Lançado para qualificar unidades de saúde no RS, Rede Bem Cuidar terá adesão de Gramado
Publicação:

Em visita do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a Gramado, neste sábado (28/8), a secretária adjunta da Saúde, Ana Costa, e o diretor do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde, da Secretaria da Saúde (SES), Péricles Nunes, assinaram um Termo de Compromisso da secretaria de Saúde de Gramado em aderir ao programa Rede Bem Cuidar RS. A unidade escolhida para fazer parte do programa, com sua respectiva equipe de Saúde da Família (eSF), é a Nailor Nilton Balzaretti, localizada no bairro Pórtico II. A assinatura do documento ocorreu na própria unidade.
"A ideia da Rede Bem Cuidar RS é construir soluções com e para a comunidade. É para eles que existem os serviços, e, por isso, queremos trazê-los para mais perto das decisões, focando na promoção à saúde e na prevenção. É difícil dizer quando uma vida foi salva por uma medida de prevenção, mas com certeza, os postos de saúde são autênticos protetores das vidas das pessoas", disse Ana Costa.
O secretário de Saúde de Gramado, Jeferson Moschen, agradeceu ao recurso proporcionado pela Rede Bem Cuidar RS, que será utilizado para aprimorar e capacitar as equipes que atendem no local.
“O recurso do programa será muito bem-vindo, principalmente para que possamos fortalecer alguns processos de gestão deste posto de saúde. Faremos uma força-tarefa para realizar o cadastro de toda a população vinculada à equipe de saúde, residentes de 15 bairros de abrangência, assim como para qualificar os serviços que já prestamos. Também pretendemos fazer levantamento junto aos usuários da unidade, para saber quais as maiores necessidades", explicou a diretora da Atenção Básica de Gramado, Franciely Morales Schneider.
A equipe de Saúde da Família (eSF) Nailor Nilton Balzaretti tem possui profissionais de enfermagem, técnico de enfermagem, clínica geral, pediatria, ginecologia, odontologia, psicologia e nutrição.

Rede Bem Cuidar RS
Lançado no dia 23 de agosto, o programa Rede Bem Cuidar RS busca qualificar o atendimento das equipes de Saúde Família (eSF) no RS e ampliar o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de um recurso de R$ 30 mil para implantação do programa na unidade escolhida e R$ 8 mil mensais para custeio.
Esta é uma abordagem nova no atendimento à saúde, e permite que cada posto de saúde que aderir à Rede possa planejar ações que sejam resolutivas às demandas trazidas pela comunidade, fazendo com que cada unidade se adapte, ainda mais, à realidade local.
A experiência da Rede Bem Cuidar iniciou em Pelotas, com a ideia de colocar o olhar da gestão dos recursos públicos para população, equipe de saúde, gestor municipal e gestor estadual.
Cada município poderá escolher uma equipe de Saúde da Família (eSF) para participar do programa. O formulário de adesão estará disponível entre os dias 30 de agosto e 30 de setembro no site da Secretaria da Saúde.
Visita do ministro
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve no município para inaugurar um novo posto de saúde no bairro Floresta, a Unidade Básica de Saúde Dr. Érico Albrecht, remodelado com recursos federais. A secretária adjunta da SES, Ana Costa, e o diretor Péricles Nunes conheceram o local. "A Atenção Primária é o espaço onde efetivamente se promove a saúde e se trabalha a prevenção. Nesta pandemia, as unidades de saúde mostraram o quanto o SUS é importante para o país. O RS é um dos estados onde mais se vacina e mais se investe em Atenção Primária no país", falou Ana.
Essa obra contou com recursos federais, municipais e de emenda parlamentar do deputado federal Afonso Hamm.
Na oportunidade, o ministro assinou, ainda, um Termo de Compromisso de repasses de recursos para o novo Centro de Atenção Psicossocial (Caps), no bairro Mato Queimado, e a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Carniel.
Outras pautas tratadas pelo ministro foram o lançamento do Programa Saúde na Hora, que vai ampliar o acesso da população aos serviços de Atenção Primária à Saúde, com custeio adicional para que as unidades funcionem em horário estendido, e visita ao Horto Municipal de Plantas Medicinais Remi Libardi, da Secretaria Municipal da Saúde, em Linha Tapera.
