Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Lançado guia para monitorar oferta de Práticas Integrativas e Complementares pelo SUS

Publicação:

São 29 as modalidades de terapias disponíveis em unidades de saúde da atenção primária.
São 29 as modalidades de terapias disponíveis em unidades de saúde da atenção primária.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) lançou neste mês o Guia de Monitoramento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Rio Grande do Sul. Ele está disponível no site da Atenção Básica, em atencaobasica.saude.rs.gov.br. Entre os tratamentos disponíveis pelo SUS hoje no Estado estão atividades como acupuntura, auriculoterapia, yoga e homeopatia. São 29 as modalidades de terapias disponíveis em unidades de saúde da atenção primária.

O documento tem como objetivo auxiliar os especialistas em saúde das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) e gestores municipais a monitorar a oferta de práticas em suas regiões e municípios. A publicação também avalia a oferta destas práticas na promoção à saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com esse acompanhamento, é possível planejar ações e estratégias para alcançar metas e objetivos da Política Estadual. O Guia apresenta o passo a passo das quatro formas de monitorar PICS no Estado através do SISAB (Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica).

Evolução das PICS no Estado

De 2020 a 2023 as PICS chegaram a 409 municípios gaúchos. Através deste trabalho, são valorizados o cuidado humanizado, a promoção, a reabilitação e a recuperação da saúde. Esses recursos terapêuticos já possuem comprovação científica e muitas plataformas digitais acadêmicas, como a Biblioteca Virtual da Saúde, trazem artigos que demonstram a segurança, a eficácia e os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares.

Números das PICS no RS

Nos últimos 12 meses 

- 700 equipes realizaram atendimentos individuais

- 1.858 equpes realizaram procedimentos

- 475 equipes realizaram atividades com plantas medicinais

- 312 equipes realizaram atividades coletivas de PICS

 

Acesse o Guia de Monitoramento na íntegra em https://atencaobasica.saude.rs.gov.br/upload/arquivos/202305/10155423-guia-de-monitoramento-em-pics.pdf

 

Saiba quais são as Práticas Integrativas e Complementares pelo SUS em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/p/pics/quais-as-pics

Secretaria da Saúde