Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Lançado documentário Vozes dos Homens com apoio da Secretaria da Saúde

Produzido pelo Instituto Promundo, a obra on-line mostra a reconstrução e saúde mental masculina no Vale do Taquari pós-enchente

Publicação:

reunião com técnicos da SES 
e moradores de Colinas atingidos por enchentes
Colinas e Cruzeiro do Sul receberam iniciativa que busca trabalhar a ressignificação da masculinidade - Foto: Divulgação / SES

Foi lançado pelo Instituto Promundo, nesta quarta-feira, (30/04), o documentário Vozes dos Homens, filme de 30 minutos que retrata a vivência de grupos masculinos em Colinas, município do Vale do Taquari (RS) depois das enchentes de 2023 e 2024. A produção integra o projeto “Vozes dos Homens: Ressignificando Valores em Situações de Emergência”, realizado em parceria com a Fondation Chanel e com apoio da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

A elaboração do filme foi realizada a partir da investigação de como grupos reflexivos visando afeto, autocuidado e políticas públicas podem proteger a saúde mental de homens e impulsionar a recuperação após as enchentes de 2023 e 2024.

Gravado durante rodas de conversa, o documentário reúne depoimentos que evidenciam transformações nas relações familiares, o fortalecimento do apoio comunitário e o aumento da procura dos homens pelos serviços de saúde locais.

Projeto em quatro fases

O projeto “Vozes dos Homens: Ressignificando Valores em Situações de Emergência” foi
estruturado em quatro fases interligadas.

Fase 1 – (Pesquisa) levantou, por meio de entrevistas individuais e coletivas, os principais impactos das enchentes sobre masculinidades, paternidades e saúde mental; esse diagnóstico foi concluído em Colinas e Cruzeiro do Sul, nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2025, reunindo cerca de 60 participantes.

Fase 2 – (Programa) promoveu um ciclo de sete encontros reflexivos que estimularam
diálogo, autocuidado e solidariedade entre os homens; esses grupos também foram
finalizados nas duas cidades, consolidando mudanças de atitude e aumentando a procura
pelos serviços públicos de saúde.

Fase 3 – (Ajuda Humanitária), atualmente em andamento, distribui kits de ferramentas e outros insumos para apoiar a reconstrução de casas e espaços comunitários, além de articular redes locais de apoio. As primeiras entregas começaram logo após o encerramento dos grupos em Colinas e Cruzeiro do Sul e seguem agora para os municípios de Canoas e Estrela.

Fase 4 – (Modelagem de Programa), também em curso, sistematiza todo o aprendizado em guias, materiais pedagógicos e formações que serão oferecidos a profissionais de saúde e assistência social a partir de setembro, garantindo que a metodologia se expanda para outras regiões do estado do RS.

Confira o documentário

O documentário também pode ser acessado no link: https://www.youtube.com/watch?v=9ULmOWrkV20


Fonte: Comunicação Instituto Promundo

Secretaria da Saúde