Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Laboratórios do Estado e da Fiocruz avançam em parceria para a produção de medicamentos

Publicação:

Uma equipe de técnicos do Laboratório Farmanguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reuniu-se com representantes do Laboratório Farmacêutico do RS (Lafergs), da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde, Dando continuidade à parceria para o planejamento, produção e comercialização de medicamentos, conforme convênio assinado em novembro de 2007.

 

O diretor do Lafergs, Assis Piccini, disse que as instituições, com apoio da Secretaria Estadual da Saúde, estão dialogando sobre o elenco de medicamentos a ser produzido pelo Laboratório do Estado. Entendimentos iniciais já estabeleceram que a prioridade será para medicamentos que atendam a doenças mentais, conforme definição estratégica da SES, Fiocruz e Fepps.

 

A representação de Farmanguinhos esteve liderada em Porto Alegre pelo seu vice-diretor de Serviços Tecnológicos, Jorge Costa, e pela assesssora da direção, Jamaira Giora (ex-presidente da Fepps). O acordo Fepps-Fiocruz estabelece que este ano, durante as obras de conclusão do Lafergs, Farmanguinhos produzirá lotes-piloto de medicamentos que posteriormente serão fabricados em Porto Alegre. Tais medicamentos precisam ser testados e aprovados pelos órgãos federais de fiscalização, antes da colocação no mercado. "Desse modo, venceremos etapas obrigatórias para a produção de medicamentos, até que as obras de engenharia civil e testes de máquinas ocorram no Lafergs", explicou Piccini.

 

O governo do Estado já emitiu ordem de serviço de R$ 3,2 milhões que serão aplicados na conclusão da ampliação e modernização do Laboratório Farmacêutico do RS. A estimativa é de que em um ano o Lafergs esteja produzindo seus primeiros medicamentos.

 

Lafergs e Farmanguinhos vão planejar e realizar vendas conjuntas de produtos no país, tendo a Fiocruz como referência nacional na definição estratégica da política brasileira de medicamentos. Os dois laboratórios irão complementar mutuamente suas linhas de produção, conforme as necessidades de atendimento do Sistema Único de Saúde. De acordo com Assis Piccini, os laboratórios oficiais, entre os quais o Lafergs, atuarão dentro da estratégia nacional da Fiocruz, que busca fortalecer sua função como órgão produtor de medicamentos, resguardando a soberania nacional e contribuindo para a regulação de preços de medicamentos no mercado, em benefício do SUS.

 

Secretaria da Saúde