Laboratório Central do Estado recebe reconhecimento internacional
Publicação:
O trabalho integra uma iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI/MDIC) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Trata-se de um projeto-piloto de elaboração de um plano para acreditação /avaliação de conformidade dos 27 Laboratórios Centrais em todo Brasil.
Depois da adoção dos critérios, os laboratórios receberão a certificação do Inmetro, que tem como objetivo fortalecer os procedimentos analíticos e elevar ainda mais a confiabilidade dos resultados das análises realizadas pelo LACEN gaúcho. Vidondo auditou a documentação do sistema de qualidade da instituição e um dos laboratórios da Divisão de Análises de Produtos, na Seção de Contaminantes, que deverá ainda este ano solicitar a acreditação ao Inmetro.
A auditoria foi idealizada pela gerente-geral de Laboratórios da Anvisa, Laís Santana Dantas, que escolheu aleatoriamente alguns LACENS representativos de cada região do Brasil. "Sem uma rede laboratorial de qualidade, fica muito difícil fazer vigilância sanitária. Por isso, estimulamos continuamente a adoção de políticas de excelência para os laboratórios do país, tanto os que compõem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, como os regulados pela Anvisa", afirmou Laís Dantas.
Segundo a diretora do LACEN/RS, Raquel Fiori, a participação do Laboratório Central da Secretaria de Saúde do RS é de extrema relevância, pois só vem a somar na busca pela qualificação dos serviços prestados à comunidade. Ela salienta a responsabilidade de se adequar às normas e procedimentos analíticos, já que o IPB-LACEN /RS tem como prioridade a realização de pesquisas científicas e exames laboratoriais de referência nas ações de vigilância em saúde.
Jorn. Elton Augusto dos Santos, MTb 5863