Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Laboratório Central do Estado comemora 112 anos

Publicação:

20140730161154lacen-fachada.jpg
O órgão atua, hoje, como componente laboratorial da Vigilância em Saúde - Foto: Divulgação FEPPS

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (IPB-Lacen) comemora amanhã (31) 112 anos de atividades. Criado em 31 de julho de 1902 com a denominação de Laboratório de Análises do Estado, a instituição centenária atualizou-se ao longo do tempo, desenvolvendo metodologias modernas e automatizadas para a qualidade dos resultados de seus diagnósticos de doenças e análises laboratoriais.

 

Nos últimos anos, cuidou de demandas com forte impacto na saúde pública, tais como análise e monitoramento de casos de Influenza (H1N1/H3N2) e dengue (pacientes com suspeita da doença e identificação do Aedes aegypti, mosquito transmissor), além de outros diagnósticos de doenças causadas por vírus, bactérias, fungos e parasitos de interesse da saúde.

 

Também são destaque na atuação do IPB-Lacen as análises de vigilância da qualidade da água para consumo humano, alimentos (leite, por exemplo), medicamentos e produtos sanitários de uso doméstico. Para se ter uma idéia,realizou 206 mil análises de água em 2013, aproximadamente 17,2 mil a cada mês.

 

Administrado pela Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde – Fepps e vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, o IPB-Lacen é referência em ações de vigilância em saúde do SUS. O órgão atua, hoje, como componente laboratorial da Vigilância em Saúde, produzindo, através de seus resultados analíticos e diagnósticos, conhecimentos para ações visando a promoção, proteção e assistência à saúde da população gaúcha.

 

O Laboratório Central do Estado trabalha em sintonia com a Vigilância em Saúde, organizando seus laboratórios de forma a atuar em ações de Vigilância Sanitária (controle de produtos e serviços de interesse à saúde), Vigilância Epidemiológica (doenças e agravos de interesse epidemiológico), Vigilância da Saúde do Trabalhador (promoção e proteção da saúde do trabalhador) e Vigilância Ambiental (ações de forma a impactar sobre os riscos do ambiente sobre os seres humanos).

 

Aproximadamente 170 profissionais de saúde atuam no nível central do IPB-Lacen/Fepps, em Porto Alegre, além de cerca de 50 servidores em laboratórios regionais. Os usuários dos serviços são o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Vigilâncias em Saúde dos 496 municípios do Estado e o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Além da unidade central, o Laboratório possui unidades localizadas no interior do Estado para facilitar o atendimento à população. No total, são 16 laboratórios regionais situados em Alegrete, Bagé, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Lajeado, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Osório, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa e Santo Ângelo.

 

Histórico

O primeiro Laboratório de Análises do Estado foi criado em 31 de julho de 1902, através do Decreto 512 do então governador Borges de Medeiros.   

Funcionou nos primeiros tempos junto à Praça da Matriz, esquina com Jerônimo Coelho, no centro de Porto Alegre. Em 1938, através do Decreto 7.481, foi criado o regulamento do Departamento Estadual de Saúde (DES) do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Ampliação de atividades

Devido à crescente proliferação de doenças transmissíveis agudas, na primeira metade do século XX, como varíola, sífilis, tuberculose, difteria, sarampo, lepra, gripe espanhola, coqueluche, meningites agudas e paralisia infantil, as autoridades sanitárias da época valorizaram o Laboratório de Saúde Pública do Estado, ampliando suas atividades.

A Lei 314, de 6 de outubro de 1948, cria o Instituto de Pesquisas Biológicas (IPB). O IPB veio a ocupar novo prédio inaugurado em setembro de 1960, na rua Domingos Crescêncio, 132, bairro Santana. Em dezembro de 1994, houve uma reorganização na Saúde do Estado, com a criação da Fepps, que passou a administrar algumas instituições de saúde, dentre  as quais o IPB – Lacen.

Em abril de 2002, aconteceu a terceira mudança de endereço, quando o Laboratório Central instalou-se em uma área física de 3.740 metro quadrados, na Avenida Ipiranga, 5.400, Jardim Botânico.

Secretaria da Saúde