Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

João Gabbardo assume comando da Saúde gaúcha

Publicação:

João Gabbardo dos Reis assume nesta sexta-feira, dia 31 de março, a titularidade da Secretaria Estadual da Saúde. Diretor geral e secretário substituto da SES desde janeiro de 2003, ele foi escolhido pelo governador Germano Rigotto para substituir Osmar Terra, que concorrerá à reeleição para a Câmara Federal. Porto-alegrense, Gabbardo é médico formado em 1980 pela UFRGS e fez residência médica em Pediatria no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Funcionário público estadual há 32 anos, ingressou no Estado aos 18 anos através de concurso público para oficial administrativo. Em 1981 foi aprovado em concurso para médico de Saúde Pública e, em 1982, em concurso público para médico pediatra do Inamps.

Desempenhou diversas funções na Superintendência Regional do Inamps no Rio Grande do Sul entre 1986 e 1989. Durante o Governo Pedro Simon assumiu a chefia de gabinete da SES (1989 e 1990). Foi secretário municipal de Saúde em Santa Rosa na gestão de Osmar Terra/Vicente Bogo (1993 e 1994).

De 95 a 96, gerenciou o Planejamento do Grupo Hospitalar Conceição quando foi convidado para chefiar o Departamento de Controle e Avaliação do Ministério da Saúde pelo então ministro Adib Jatene. Permaneceu no Ministério da Saúde com os ministros Carlos Albuquerque, Barjas Negri e José Serra. Foram seis anos de ministério até assumir, em 2003, como diretor geral e secretário substituto da SES no início do Governo Rigotto.

Adepto de hábitos saudáveis de vida, defende uma intensificação do combate ao tabagismo e drogas e o controle do uso abusivo do álcool. Ele prega uma maior preocupação com a qualidade da alimentação, assim como a obesidade, sedentarismo e estresse. Gabbardo elogia iniciativas de entidades envolvidas com a prevenção. Acho extremamente louvável a campanha desenvolvida pelo Sindicato Médico no combate ao alcoolismo, reconhece. Ele prega também cuidados especiais voltados ao processo de envelhecimento com o incentivo à promoção de atividade física por toda população. Precisamos possibilitar às pessoas, no futuro, substituir os medicamentos, as internações hospitalares, as filas nos ambulatórios por uma alimentação saudável, caminhadas diárias, sem cigarro, sem drogas e sem álcool, diz Gabbardo Do contrário, a sociedade se mostrará incapaz de absorver os custos de uma medicina cada vez mais cara, com incorporações tecnológicas que levam grande parte dos recursos públicos e até privados com escassos e duvidosos resultados positivos sobre a saúde ou redução de danos à população, conclui Gabbardo.

Neste período à frente da SES, ele espera a colaboração de profissionais que têm estudado e se manifestado publicamente sobre estes temas como o cardiologista Fernando Antônio Lucchese, o escritor e médico Moacyr Scliar, o pneumologista Luiz Carlos Corrêa da Silva, o psiquiatra Sérgio de Paula Ramos, além do corpo técnico da SES onde temos excelentes profissionais. Segundo Gabbardo, o Sistema de Saúde tinha como prática investir seus recursos para enfrentar o final do processo (a doença), e muito pouco nas suas determinantes. A atual gestão da Saúde, segundo ele, reverteu este processo e trabalha muito com a prevenção. Defensor da atividade física como forma preventiva de doenças, o novo secretário vê na organização dos serviços de saúde, principalmente no Programa de Saúde da Família, uma forma de redução dos fatores de risco para as doenças não-transmissíveis. João Gabbardo dos Reis assegura a continuidade dos programas prioritários da SES e da política de saúde do atual governo estadual, incluindo a intensificação das ações preventivas.
Secretaria da Saúde