Inaugurado novo aparelho de ressonância magnética do Hospital Cristo Redentor
Publicação:

Em clima de comemoração, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 21 de agosto, o novo equipamento de ressonância magnética do Hospital Cristo Redentor (HCR). Gestores, trabalhadores e convidados saudaram o funcionamento do aparelho de última geração, com tecnologia digital, que garante exames de melhor qualidade e a ampliação do número de atendimentos em 50%, realizando até 1.500 procedimentos por mês.
Com 1,5 tesla de capacidade, o novo aparelho substitui o anterior, com 12 anos de uso e 1 tesla de capacidade, e possibilita, além da qualidade da imagem, mais segurança, com redução do tempo de execução dos exames. Um exame de coluna, por exemplo, que levava em média 45 minutos para ser feito no aparelho anterior, é realizado em cerca de 10 minutos no novo. Com essa tecnologia, o equipamento é único na Região Sul do país na saúde pública.
Representando o Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre, Paulo Goulart, disse que a aquisição do aparelho é um avanço para a comunidade do Estado. “É um dia de festa, um momento de satisfação”, celebrou o conselheiro, afirmando que a nova ressonância vai qualificar o atendimento. Presente também no evento, o deputado Adão Villaverde, representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, qualificou o investimento como extraordinário, pois coloca à disposição do SUS um equipamento de alta qualidade para o diagnóstico de doenças graves.
O secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, prestigiou o ato, destacando o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) como referência na saúde pública não só para Porto Alegre e Região Metropolitana, mas também para o interior do Estado. Ele afirmou ser preocupação dos gestores a atenção primária e que igualmente eles devem pensar na alta tecnologia, sendo que esta deve ser usada de forma racional. Por isso, segundo Gabbardo, é fundamental que o novo equipamento esteja disponível, já que será utilizado por pacientes do GHC e também da rede de atenção.
Fazer uma gestão compartilhada e ampliar a relação solidária entre os entes da Saúde foi destacado pela secretária de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Lumena Furtado, ao elogiar a entrega do equipamento de ponta aberto para a rede. “É um esforço do GHC não só buscando a excelência, mas buscando a integração em rede”. Ela salientou o fato de o novo aparelho de ressonância magnética do HCR ser o sétimo no Brasil com essa qualidade. Lumena também chamou a atenção para o importante papel dos trabalhadores do serviço para humanizar o cuidado do paciente que chega ao setor.
A diretora-superintendente do GHC, Sandra Fagundes, compartilhou com todos a ideia de construir participativamente um SUS de qualidade, não só para os pacientes do Grupo Conceição como também para os da rede de atenção. “Estamos melhorando as práticas e o atendimento para os usuários”, afirmou. Conforme a superintendente, o equipamento é amigável, gerando a satisfação dos funcionários, sensação que deve chegar também aos pacientes. “Queremos trabalhar esse padrão no conjunto dos nossos serviços”, concluiu.
Para compra do equipamento e adaptação do espaço, foram investidos R$ 5 milhões, por meio do Plano de Investimentos do GHC, que envolve os trabalhadores da instituição na definição dos recursos previstos para investimentos. A nova ressonância é mais uma etapa da qualificação do serviço de diagnóstico por imagem do HCR. Desde o início do ano, o hospital conta também com um novo aparelho de raio X telecomandado.
A cerimônia inaugural foi encerrada com o desenlace da fita no Serviço de Ressonância Magnética e visitação ao local, que foi totalmente reformado para receber o novo aparelho.
Participaram também da solenidade o diretor técnico do GHC, José Fossari, o diretor administrativo e financeiro do GHC, Gilberto Barichello, o gerente de Internação do HCR, Walter Broock, o gerente de Administração do HCR, Alvarim de Souza, o coordenador do PI/GHC, Éder Saldanha, o presidente da Associação dos Servidores do GHC (Aserghc), Valmor Guedes, o coordenador de Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Tratamento (SADTs) do HCR, Derly Vasconcellos, o gerente de SADTs do Hospital Conceição, Artur Munch, a gerente da UPA Moacyr Scliar, Fernanda Kraemer, o representante do Hospital Moinhos de Vento Luciano Hammes, o secretário de Gestão de Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Heider Pinto, além de funcionários do GHC.
Texto: Andréa Araujo/GHC