Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Hospital Vila Nova, em Porto Alegre, inaugura novos leitos e centro de oftalmologia

Publicação:

oftalmo vila nova
O centro oftalmológico possui quase 500 m² e atenderá pacientes do SUS - Foto: Cristine Rochol / PMPA

O Hospital Vila Nova, na zona sul de Porto Alegre, inaugurou nesta sexta-feira (7) os dez leitos da nova UTI pediátrica abertos após o empréstimo de equipamentos do Governo do Estado através do Programa Inverno Gaúcho com Saúde, da Secretaria da Saúde. Também foram entregues 50 leitos clínicos adultos e 20 leitos pediátricos, que atenderão a população durante os meses mais frios do ano. 

Os leitos já estavam sendo utilizados desde o dia 16 de junho e, segundo o diretor da Associação Hospitalar Vila Nova, gestora do hospital, Dirceu Dalmolin, já internaram 43 pacientes, sem nenhum óbito.  Para a abertura, foram emprestados dez respiradores, dez monitores, dez camas e 30 bombas de infusão. Todos são regulados pela Secretaria da Saúde. 

“Estes 80 leitos  vão ser importantes para enfrentar o aumento das doenças respiratórias, principalmente entre as crianças, em uma época do ano em que aumentam o número de casos e as complicações”, disse a diretora geral adjunta da Secretaria Estadual de Saúde, Cláudia Regina Daniel, que participou da cerimônia. “Existe uma necessidade de UTI pediátrica e a Secretaria da Saúde não mediu esforços para dar conta da demanda”.

“É um serviço importante para o município”, ressaltou Dalmolin. “O Hospital Vila Nova é um parceiro do Estado e ficamos felizes em ampliar serviços para atender a população”.

Além dos leitos, o Hospital Vila Nova também inaugurou nesta sexta-feira o Centro Oftalmológico Hildebrando Flores Martins, que funcionará em prédio anexo. Construído em parceria com o município e com dois andares, e 500 m² de área total, tem capacidade para atender 6 mil pessoas por mês através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além de Cláudia Daniel e Dalmolim, a cerimônia teve a presença da primeira-dama da Capital, Valéria Leopoldino, vereadores, deputados estaduais e federais, entre outras autoridades.

Secretaria da Saúde