Hospital São Pedro abre suas portas para comemorar o Dia Internacional do Teatro
Publicação:
A assinatura de um acordo de cooperação técnica, entre as Secretarias Estaduais da Saúde e da Cultura, assinala nesta quinta-feira, 27, o Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo. Pelo acordo, que será firmado às 11 horas, no Hospital Psiquiátrico São Pedro, a Secretaria da Cultura passará a gerenciar os blocos 5 e 6 do HPSP, na utilização por grupos de artes cênicas. Os espaços são ocupados pelos grupos de teatro desde o início da década de 2000. O projeto integra a política de desinstitualização do Governo do Estado, que propõe, através das várias expressões das artes, estabelecer relações de inclusão da comunidade do São Pedro com a sociedade.
O Projeto São Pedro em Movimento, também em comemoração ao Dia internacional do Teatro está apresentando " A Porta Aberta", evento que oferecerá gratuitamente ao público até 29 de março, oficinas e apresentações de teatro produzidas pelos usuários e pelos grupos que integram o Condomínio Cênico do Hospital Psiquiátrico São Pedro. A ação é uma promoção das secretarias estaduais da Saúde e da Cultura juntamente com o Insitituto Estadual de Artes Cênicas.
O São Pedro em Movimento faz parte da política de desinstitucionalização do Governo do Estado que propõe através das várias expressões das artes (música, teatro, cinema e dança), estabelecer relações de inclusão da comunidade do São Pedro com a sociedade, tornando o hospital uma referência de produção artística descentralizada da cidade. Fazem parte do Condomínio Cênico do Hospital os grupos: Falos e Stercus, Oigalê, Povo da Rua, Neelice e Caixa Preta.
Conforme a programação, no primeiro dia do evento, 26, as atividades ficam por conta do Núcleo de Estudos e Experimentação da Linguagem Cênica (NEELIC), no pátio do Pavilhão 6 do HPSP, às 10h, haverá a oficina Experimentação e às 11h, o espetáculo os Gringos à beira de um ataque de nervos baseado nas comédias de William Shakespeare, adaptada para a realidade dos gaúchos com a influência latina.
Nesta quinta-feira, às 10h, a secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes e o secretário estadual da Cultura, Luiz Alberto de Assis Brasil, abrirão a apresentação que ocorrerá no gramado central com o Povo da Rua Teatro de Grupo com o espetáculo Os Dez Mandamentos da Capital. A peça retrata a saga de um bando insatisfeito com o modelo de cidade que aprisiona, angustia e coisifica sentimentos e afetos. Insatisfeito e movido por uma utopia, o grupo decide partir em busca da terra Prometida, e lá, construir uma cidade ideal. No entanto, as coisas são saem como o planejado. As brigas pelo poder e a burocratização são os maiores obstáculos para a realização do sonho.
Amanhã, 28, às 10h, no gramado Central da instituição, será a vez do Oigalê Cooperativa de artistas Teatrais mostrarem o espetáculo O Baile dos Anastácio. Esta é uma parábola sobre a devastação ambiental e os jogos de interesses em torno da terra. O espetáculo utiliza como metáfora o casamento arranjado que ignora o desejo da mulher. No baile onde não faltam comida e bebida, encontram-se personagens históricos e também algumas figuras folclóricas e emblemáticas da região. Às 12h, no Gigantinho, ginásio de esportes do hospital, são os usuários que mostram o resultado de sua produção com a peça Nau.
No último dia do evento, sábado, às 10h, no gramado central, o Povo da Rua Teatro de Grupo apresenta Zona Paraíso, uma versão teatral divertida e crítica da história da criação do mundo contada por anjos do apocalipse e pela personagem mítica Lilith conhecida como a primeira mulher de Adão, antes mesmo de Eva ser criada de sua costela.