Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela, retoma ações de saúde com gestantes indígenas na Reserva do Guarita
Publicação:

O hospital Santo Antônio, referência no atendimento das populações indígenas de Tenente Portela e Redentora, na região noroeste do Estado, retomou, na segunda quinzena de julho, o projeto de acolhimento e pré-natal junto às gestantes dos povos Kaingang e Guarani. Dois encontros foram realizados nos dias 21 e 28 deste mês entre os profissionais de saúde e grupo de gestantes na própria aldeia para orientações sobre o pré-natal e preparação ao parto. As ações do projeto haviam sido desativas durante a fase aguda da pandemia de coronavírus.
A secretária da Saúde, Arita Bergmann, considerou importante a iniciativa da Associação Hospitalar Beneficente Santo Antônio de Tenente Portela em desenvolver ações de saúde, “in loco” com as gestantes da área da reserva indígena do Guarita, nos territórios de Tenente Portela, Redentora e Miraguaí.
“Iniciativas como essa fazem a diferença no atendimento dos prestadores de serviços na rede de saúde do Estado”, destacou. A secretária disse que ficou “encantada com o tratamento dado às gestantes na própria aldeia, desde o acolhimento do pré-natal até o parto na maternidade, realizado nos moldes da cultura indígena”.
A presidente do hospital, Mirna Braucks, explicou que o atendimento aos povos indígenas feito pela instituição garante o acesso de acompanhante e intérprete, pois o hospital dispõe de quatro profissionais qualificados para tradução das línguas tradicionais das etnias. Ela acrescenta que a dieta oferecida na maternidade foi ajustada à cultura e aos hábitos dos povos Kaigang e Guarani. As mulheres indígenas também contam com acesso ao parto humanizado, seguindo as orientações da Política de Saúde da Mulher.