Hospital Sanatório Partenon completa 74 anos
Instituição atua como retaguarda técnica dos programas estaduais de tuberculose e HIV/Aids
Publicação:

Primeiro hospital público do Rio Grande do Sul destinado ao atendimento de pessoas com tuberculose, o Hospital Sanatório Partenon (HSP), inaugurado em 1951, completa 74 anos nesta segunda-feira (27/01). Atualmente, o Sanatório atua como retaguarda técnica e desenvolve ações de orientação de condutas no atendimento dos casos de tuberculose, Micobactérias Não Tuberculosas (MNT), HIV/Aids e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de consultorias e capacitações para a rede de saúde do Estado.
O ambulatório de tisiologia do HSP atua no tratamento da tuberculose drogarresistente (pacientes que já não respondem ao esquema básico) e esquemas especiais para todo o Estado. O ambulatório é também referência estadual para o tratamento das doenças relacionadas às MNTs.

O HSP foi construído com base na proposta da antiga Campanha Nacional Contra a Tuberculose, cujo objetivo era o isolamento dos doentes em sanatórios, mantidos longe do convívio social e familiar. Com a evolução dos tratamentos para a tuberculose, entre as décadas de 1960 e 1970, passaram a ser realizados esquemas terapêuticos de curta duração (seis meses) e sem necessidade de internação, para a maioria dos casos. Hoje, a demanda por hospitalização é indicada para pessoas com complicações clínicas e para aquelas onde a situação de vulnerabilidade psicossocial não permite o atendimento em domicílio.
HIV/Aids
A instituição também tem atuação no tratamento de HIV/Aids, desde o final dos anos 1990, com a criação do Serviço de Atenção Terapêutica (SAT). Foi no Sanatório que, em 1983, foi diagnosticado o primeiro caso de Aids no RS.
Hoje, o SAT possuiu um ambulatório, hospital-dia, farmácia para dispensação de antirretrovirais e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que oferece testagem de HIV, hepatites e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) além de realizar PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e PEP (Profilaxia Pós-Exposição HIV).
Consultoria e campo de estágio
Contando com uma área de Ensino e Pesquisa, o HSP desenvolve pesquisas com foco em estudos operacionais voltados para tuberculose e HIV/Aids, além de prestar consultoria técnica para profissionais de saúde e ser campo de estágio para estudantes de graduação e pós-graduação de várias instituições de ensino e ser campo estratégico para a implementação de novas tecnologias.
Serviços oferecidos pelo HSP
- Ambulatório de Tisiologia
- Radiologia
- Farmácia especializada em tuberculose
- Serviço de Atenção Terapêutica em HIV/AIDS
- Centro de Testagem e Aconselhamento
- Farmácia de antirretrovirais - SICLOM
- Laboratório de tuberculose e de análises clínicas
- Laboratório de anatomia patológica e citopatologia
- Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais