Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Hospital Sanatório Partenon completa 66 anos de atividade

Publicação:

Imagem do pórtico de entrada do Sanatório.
No sanatório, o público receberá orientações sobre a doença - Foto: Divulgação/SES

Inaugurado em 27 de janeiro de 1951, o Hospital Sanatório Partenon (HSP) foi a primeira instituição pública do Rio Grande do Sul destinada ao tratamento da tuberculose. Nesta sexta-feira, completa 66 anos de funcionamento como Centro de Referência Estadual para atenção à doença e suas comorbidades (HIV/Aids, drogadição, hepatites). Também faz retaguarda técnica para os programas estaduais nesta área, realizando diagnóstico e assistência multiprofissional hospitalar e ambulatorial. Possui ambulatório de tisiologia (assistência a tuberculose e outras microbactérias) e Serviço de Atenção Terapêutica em HIV/AIDS (SAT), incluindo um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), com testagem de HIV e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).


Localizado na Av. Bento Gonçalves, 3722, em Porto Alegre, o HSP, contribui com o Programa Nacional de Imunizações (Centro de Referência Estadual de Imunobiológicos Especiais, com profilaxia da Raiva Humana) e com o Programa de Hepatites Virais (Centro de Aplicação e Monitoramento de Medicamentos Injetáveis-CAMMI).

Na área de Ensino e Pesquisa, o HSP desenvolve pesquisas clínicas e epidemiológicas e tem foco prioritário em estudos operacionais voltados para tuberculose e HIV/AIDS. Presta consultoria técnica para profissionais de saúde de várias instituições regionais, nacionais e até internacionais, como Médicos Sem Fronteiras. Ao longo de sua história o Sanatório Partenon também foi palco de pesquisas que contribuíram para o conhecimento científico nas áreas de tuberculose e AIDS.

Secretaria da Saúde