Hospital Independência em Porto Alegre reabre com 100 leitos para o SUS
Publicação:

O Hospital Independência, em Porto Alegre, foi reaberto na manhã desta sexta-feira (28), oferecendo 90 leitos para internação e 10 para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O atendimento no hospital será realizado, inicialmente, com a prestação de consultas especializadas, exames e serviços de laboratório. Em 30 dias, serão feitas as primeiras cirurgias e internações. O hospital receberá encaminhamentos de pacientes da Capital e com 45% das suas consultas destinadas a pacientes de outros municípios.
Clique aqui para ver a galeria de imagens da reabertura.
Anteriormente administrado pela Ulbra, o hospital tinha sido fechado em abril de 2009. A abertura foi viabilizada por um processo realizado com a participação do Governo Federal, do Governo do Estado e do município. A partir de agora, será administrado pela Sociedade Sulina Divina Providência, vencedora de chamamento público.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (SES) fará um repasse mensal de R$ 250 mil para o município como parte do custeio compartilhado do hospital. O titular da SES, Ciro Simoni destacou o esforço do Estado em garantir a reabertura de serviços que estavam fechados ou próximo disso. "Em vez de perder leitos, estamos criando novos, mudando a curva descendente que tínhamos nos últimos anos", afirmou.
Como exemplo da atuação da administração estadual na recuperação de hospital e reabertura de vagas, Ciro Simoni citou outros hospitais que eram da Ulbra e que após a crise da instituição precisaram fechar as portas, como o Hospital Universitário de Canoas e o Hospital de Tramandaí. "Desde o segundo semestre do ano passado foram criados 500 leitos hospitalares, contando esses novos do Independência, além de 82 leitos de UTI", apontou o secretário Ciro.