Hospital Geral de Caxias do Sul recebe certificado de excelência em gestão
Publicação:
O Hospital Geral de Caxias do Sul (HG) recebeu, nesta sexta-feira (10), o certificado de Acreditação Hospitalar no nível 3, ou de excelência em gestão, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O governador José Ivo Sartori prestigiou o evento, no Salão de Atos da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que marca também os 19 anos da instituição hospitalar.
Inaugurado em março de 1998, o HG é o único hospital da região que atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência para 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde."A Universidade de Caxias do Sul faz parte da minha história. Entrei na Universidade em 1970 e me formei em 1974. Aqui se vê uma história que foi plantada lá atrás, por isso chegamos onde estamos. E esse certificado valoriza os serviços e a trajetória do hospital", ressaltou o governador.
Para o diretor-geral do Hospital Geral, Sandro de Freitas Junqueira, esse é um momento ímpar e de realização de um sonho. "Nossa meta não é só trabalho de qualidade, mas também a humanização. Nós casamos isso e deu certo. Essa é uma premissa levada todos os dias dentro do hospital", afirmou.
Junqueira disse que para o futuro do HG três pilares serão levados como desafio: a ampliação da instituição, manter o equilíbrio financeiro e a certificação. Segundo o diretor, em 2014 o Hospital Geral recebeu da ONA o certificado de nível 1 e, em 2015, no nível 2. A instituição passa por avaliação constante do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (Ibes), para conservar a qualidade dos serviços prestados e a validade do certificado.
De acordo com o reitor da UCS, Evaldo Antônio Kuiava, a excelência faz parte dos serviços prestados pelas duas instituições. "2017 é um ano especial. 50 anos da UCS e 19 anos do Hospital Geral. Para a Universidade é uma honra ter como seu hospital escola o HG, que tornou-se referência para a população. Aqui, articulamos o ensino com a experiência hospitalar", destacou.
O secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, falou que, no Rio Grande do Sul, são dez hospitais creditados, sendo cinco na região da Serra Gaúcha e os outros cinco em Porto Alegre.
Para a diretora de Avaliação e Certificação do Ibes, Vanice Costa, tudo que foi construído ao longo dos anos no Hospital Geral foi em prol dos pacientes e dos clientes.
Sobre o Hospital Geral (HG)
O HG oferece assistência em saúde em diferentes especialidades e serviços, como diagnóstico e terapia, urgência e emergência, procedimentos cirúrgicos, internações, serviços de UTI, cirurgias cardíacas, atendimento a gestantes de alto risco, captação e transplante de córneas, entre outros. Também conta com a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que oferece serviços de oncologia e hematologia adulto e pediátrico, cirurgia oncológica e radioterapia.
O Hospital presta assistência integral e sistematizada para toda a população da região, de forma universal e gratuita, oferecendo atendimento multiprofissional. Para isso, conta com uma estrutura física de mais de 17 mil metros quadrados de área e uma equipe de cerca de 900 profissionais. É uma instituição de ensino, por onde passam, por semestre, mais de 650 acadêmicos da UCS, além de formar médicos especialistas em 13 diferentes áreas.
Placa 50 anos da UCS
Durante evento na Universidade, o governador entregou ao reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, uma placa em homenagem aos 50 anos da instituição, comemorados neste ano. Na oportunidade, Kuiava também entregou a Sartori o convite para o evento em comemoração ao aniversário, que será realizado no dia 25 de março.
Hospital Geral de Caxias do Sul recebe certificado de excelência em gestão
Hospital Geral de Caxias do Sul recebe certificado de excelência em gestão
Texto: Cassiane Osório, de Caxias do Sul
Edição: Denise Camargo/Secom