Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Hospital Geral de Caxias do Sul é certificado como hospital de ensino

Publicação:

O Hospital Geral (HG) de Caxias do Sul, de propriedade do Governo do Estado e administrado pela Fundação Universidade de Caxias do Sul, localizado a 136 km de Porto Alegre, acaba de ganhar status de Hospital de Ensino. Esta distinção é resultado de ampla mobilização da instituição, com apoio irrestrito do secretário Estadual da Saúde, Osmar Terra, desencadeada desde 2003, e significa o expressivo acréscimo de aproximadamente R$ 250 mil mensais na receita do hospital.

Através da certificação dada pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação, definida esta semana, o HG transforma-se em Hospital Universitário. Para a diretora do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (DAHA/SES/RS), Aglaé Regina da Silva, a obtenção desse certificado significa uma vitória . Essa conquista do HG, de certificação como instituição de ensino, coroa um trabalho realizado pela Secretaria Estadual da Saúde, pela Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul e pela administração da instituição, que colocará o hospital num novo patamar, como referência na Macrorregião da Serra, afirma.

Para obter a certificação, a instituição de saúde, que terá um acréscimo financeiro de 10% na sua receita, precisou adequar-se às exigências dos ministérios durante este ano. Com essa mudança, as pesquisas na área médica vão ganhar um incremento, uma vez que o HG deixa de ficar restrito ao atendimento pelo SUS, passando a ser uma instituição universitária. A classificação dá ao HG o direito de receber, aproximadamente, R$ 250 mil mensais do governo federal 70% da Saúde e 30% da Educação. Agora habilitado como hospital de ensino, estará assinando, em janeiro de 2005 com o Governo do Estado, Município de Caxias do Sul e Ministério da Saúde, um Contrato de Metas que vai prever seu papel no SUS, no tocante à Assistência, ao Ensino, à Pesquisa e à Gestão. Esta verba permitirá mais investimentos em graduação e pós-graduação das residências médicas, o que ainda não ocorre no hospital de Caxias do Sul, que atualmente é mantido pelo governo do Estado e pelo SUS.

Além de abrigar um setor de hemodiálise, em processo de habilitação junto ao Ministério da Saúde, e uma área de Cardiologia em fase de reformas, o hospital poderá se estruturar, também, para a realização de transplantes de órgãos. Segundo previsões otimistas do diretor de Ensino do Hospital de Caxias do Sul, Celso Piccoli Coelho, em breve o HG poderá atuar nos transplantes de rins, fígado e pulmão.
Secretaria da Saúde