Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Hospital de Tramandaí reabre centro obstétrico

Publicação:

Centro obstetrício reformado   Hospital de Tramandaí
Para ser reaberto, o espaço passou por uma reforma, realizada com R$ 282 mil em recursos do Estado - Foto: Guga Stefanello/SES

Com a presença do vice-governador, Gabriel Souza, e da secretária da Saúde, Arita Bergmann, o Hospital Tramandaí reabriu nesta terça-feira (18/06) o centro obstétrico, referência em atenção obstétrica e neonatal para 350 mil pessoas em 23 municípios do Litoral Norte. Fechada desde abril, a unidade voltou a atender ainda na noite desta terça, com o primeiro parto após a reabertura esperado para as 20h. 

A instituição pertence ao Governo do Estado e desde 2011 era administrada pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), substituída no último dia 1⁰ pelo Instituto Maria Schmitt de Desenvolvimento de Ensino, Assistência Social e Saúde do Cidadão (Imas), após licitação realizada pela Secretaria da “Saúde. Além da troca de gestão, o hospital passou por uma reforma do telhado e do piso, realizada com R$ 282,6 mil em recursos do Estado, permitindo a reabertura do centro obstétrico. 

O local tem grande importância para o atendimento da região, sendo referência na região para gestação de alto risco e tendo realizado 140 partos mensais em 2023. Conta com 11 leitos obstétricos cirúrgicos e oito leitos obstétricos clínicos. Nos últimos meses, mesmo com o centro obstétrico fechado, foram mantidos os atendimentos no Ambulatório de Gestante de Alto Risco (Agar) e na UTI neonatal. 

“Hoje faz 49 dias que o Rio Grande do Sul começou a viver a pior tragédia da sua história. Temos 176 mortos e ainda 39 gaúchos e gaúchas desaparecidos. Ainda estamos vivendo um momento dramático no Estado”, lembrou o vice-governador Gabriel Souza. “Mas hoje, em um evento exótico à minha agenda dos últimos 49 dias, estou muito feliz. Estamos trabalhando por um Hospital Tramandaí mais forte, com mais qualidade estrutural, e começar essa nova história pela volta do centro obstétrico é simbólico”. 

Ele ressaltou que a reforma do espaço foi concluída em apenas 30 dias.  “No meio de tanta destruição, tanto sofrimento, eu saio daqui muito motivado por ver aqui em Tramandaí um centro obstétrico reativado nesta velocidade. Isso nos dá força para continuarmos trabalhando na reconstrução do nosso Estado”. 

“Este anúncio foi possível porque o Governo do Estado contratou emergencialmente a empresa que realizou as reformas necessárias e restabelecer o funcionamento desta unidade”, explicou Arita Bergmann na cerimônia. “Saúde tem pressa e fazemos saúde pública buscando sempre o melhor para a população”. 

Histórico 

De 2003 a 2011, o Hospital Tramandaí prestou serviços à SES tendo como gestora a Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (Ulbra Canoas). Em julho de 2011, no entanto, a Ulbra, em crise financeira, comunicou a desistência de seguir na administração. Devido às dívidas com a Receita Federal e com os bens da instituição passando a fazer parte do patrimônio da União, foi formalizada a cessão de uso gratuito para o Estado. No mesmo ano, a gestão passou à FHGV, sendo encerrada no final de maio. 

A entidade conta com 131 leitos SUS de internação, sendo habilitada como Centro de Atendimento de Urgência Tipo III aos pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), Hospital Dia - Aids, serviço hospitalar para tratamento da Aids, laqueadura, vasectomia, UTI Adulto Tipo II e UTI Neonatal Tipo II. Possui ainda as especialidades de neurocirurgia, traumato-ortopedia, pneumologia, nefrologia e obstetrícia, entre outros. Entre 2019 e 2023 registrou uma média de seis mil internações por ano.

Secretaria da Saúde