Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Hospital de Sobradinho busca credenciamento para atender pelo SUS

Publicação:

Várias pessoas, entre elas a Secretária Arita, sentadas numa mesa em U.
Gestores buscam atendimento pelo SUS no Hospital Dr Homero de Lima Menezes, de Sobradinho - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

Prefeitos e vice-prefeitos da região de Sobradinho estiveram na Secretaria da Saúde nesta quarta-feira (5) para dar início às negociações de possível prestação de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Dr. Homero de Lima Menezes, em Sobradinho.

“Nós queremos atender à população, vamos trabalhar juntos para levar serviços de saúde mais próximos das pessoas”, disse a secretária Arita Bergmann. A ideia é oferecer consultas, exames e cirurgias em especialidades não cobertos pelo outro hospital do município, o São João Evangelista. Será avaliada a possibilidade de prestar cirurgias eletivas de média complexidade, como hernias, retirada de vesícula e varizes, por exemplo, e a linha de cuidado de oftalmologia. Além de Sobradinho, o atendimento se estenderia aos municípios de Ibarama, Passa Sete, Segredo e Lagoa Bonita do Sul, totalizando uma população estimada de 35 mil pessoas. “As cirurgias eletivas têm muita demanda reprimida no Estado”, ressaltou Arita. Para que um hospital seja credenciado a atender pelo SUS, é necessário que seja realizado um remanejo de recursos públicos para atender a essa demanda.

“Quem sai ganhando é a população. Hoje nossos munícipes precisam se deslocar até Portão para fazer alguns tipos de cirurgias, que poderiam ser realizados mais perto”, diz o prefeito de Ibarama, André Carlos da Cas.

O Hospital Dr. Homero de Lima Menezes não tem fins lucrativos, possui capacidade instalada, alvará regular e liberação da vigilância sanitária. Hoje, a instituição atende por meio de convênios e particulares.

Secretaria da Saúde