Hospitais de Caçapava do Sul e Lavras do Sul recebem investimento para melhorias nos serviços

São R$ 1,6 milhão para compra de equipamentos para o Hospital Dr. Victor Lang e Hospitalar Doutor Honor Teixeira da Costa

-
Estado destinou R$ 1,3 milhão para compra de equipamentos para o Hospital Dr. Victor Lang - Foto: Guga Stefanello/SES-RS

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) anunciou nesta quarta-feira (03/07) a destinação de recursos para o Hospital de Caridade Dr. Victor Lang, em Caçapava do Sul, e para a Fundação Médica Hospitalar Doutor Honor Teixeira da Costa, de Lavras do Sul. No total, os repasses do Estado superam R$ 1,6 milhão.

Em visita a Caçapava do Sul, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, esteve no Hospital de Caridade Dr. Victor Lang. Por meio do Programa Avançar Mais serão investidos na entidade R$ 1.340.495,30 na aquisição de uma torre de videolaparoscopia, um conjunto de equipamentos para videoendoscopia e uma autoclave horizontal. “São equipamentos de ponta para garantir a modernização um hospital com menos de cem leitos, mas que vai entregar para a população o que ela merece, que é qualidade no atendimento, no diagnóstico e nos procedimentos cirúrgicos”, ressaltou a secretária.

“Essa é uma importante conquista para melhorar o acesso à assistência médica, diminuindo a necessidade de deslocamentos aos maiores centros”, reconheceu o presidente do hospital, Florenço Monego Júnior. Para o prefeito em exercício de Caçapava do Sul, Luís Carlos Gugliemin, o município está se tornando uma referência regional ao ampliar os serviços de saúde para a população.

Seguindo a agenda na região da Campanha, em Lavras do Sul, a secretária Arita assinou uma portaria que destina R$ 343.251,80 à Fundação Médica Hospitalar Doutor Honor Teixeira da Costa para a compra de equipamentos hospitalares. Para a entidade, a SES já havia destinado outros R$ 406 mil para reforma da Central de Materiais Esterilizados (CME), Farmácia e setor de Nutrição do hospital em Lavras do Sul. Os recursos fazem parte do programa Avançar Mais e são destinados a hospitais de pequeno porte, com até 50 leitos, que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nosso hospital é mantido principalmente com recursos do município, então esses aportes do Estado são de extrema importância, pois não sobram recursos para investimentos e temos a expectativa de com esses recursos possamos melhorar as condições do hospital”, destaca a presidente da Fundação Médica Hospitalar Doutor Honor Teixeira da Costa, Adriana Delabary.

A importância dos pequenos hospitais também foi destacada pela secretária Arita Bergmann em Lavras do Sul. “Os hospitais menores são muito importantes na organização da rede assistencial, por isso é necessário ter hospitais como esse para fazer o atendimento e resolver as situações que são possíveis de serem resolvidas aqui, sem a necessidade de encaminhar para centros maiores”, explicou a secretária.

O prefeito de Sávio Johnston Prestes recordou na oportunidade de outros momentos pelos quais passou a instituição. “Vivi épocas em que o hospital sobrevivia com doações da comunidade do município e hoje a prefeitura aporta R$ 6 milhões anuais e temos orgulho de dizer que manter o hospital era um compromisso nosso, oferecendo condições dignas”, lembrou. O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) e secretário de saúde de Lavras do Sul, Cacildo Dalabary, também participou do ato de assinatura.

Ainda nessa quarta-feira, a secretária Arita Bergmann estará em Bagé para a assinatura de convênio de R$ 1 milhão de reais para a Santa Casa de Bagé.

Conteúdos relacionados