Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Hepatites Virais têm tratamento gratuito pelo SUS e vacinação

Publicação:

Amanhã (28/07) é o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (SES) lembra que milhões de pessoas no Brasil e no mundo podem ser portadoras deste vírus e não saber. As hepatites A, B e C são inflamações no fígado causadas por diferentes tipos de vírus. Os tipos B e C podem causar doenças graves como cirrose e câncer, e todos os tipos podem levar à morte.

 

Para todas as hepatites há tratamento, conforme indicação médica. É um serviço gratuito do SUS. Para prevenir a hepatite A, é necessário ingerir somente água tratada ou fervida, cozinhar bem peixes e crustáceos, lavar bem alimentos como frutas, verduras e legumes e higienizar bem as mãos após usar o banheiro. Em relação às hepatites B e C, deve ser observado o uso de preservativo em todas as relações sexuais, e proceder a esterilização adequada e não compartilhamento de materiais perfurocortantes.

 

A vacina contra a hepatite A é indicada para portadores crônicos de hepatites B e C, crianças menores de 13 anos com HIV/Aids, adultos com HIV/Aids portadores de hepatites B e C e outros casos, conforme orientação médica do Ministério da Saúde. A vacina para hepatite B é gratuita para os seguintes públicos: menores de 20 anos, bombeiros, manicures, policiais, profissionais de saúde, doadores de sangue, usuários de drogas, prostitutas, portadores de hepatite C e pessoas convivendo com HIV/Aids, entre outros.

 

A vacinação, que só é eficaz com a aplicação das três doses, foi ampliada, no RS, para barbeiros e tatuadores. Para mais informações, os interessados podem procurar a unidade de saúde mais próxima. Uma cartilha eletrônica com informações sobre estas doenças será lançada amanhã pelo Ministério Público do RS para seus servidores, utilizando como base o material da SES.

 



Secretaria da Saúde