Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Hemorgs faz coleta de sangue na Redenção

Publicação:

Das 9h às 16h deste sábado, dia 20, o Hemocentro do Estado - Hemorgs fará coleta externa de sangue em sua unidade móvel, no Parque da Redenção, dentro das comemorações do Dia da Solidariedade. A instituição necessita aumentar os estoques e apela às pessoas, especialmente as de sangue do tipo negativo, que compareçam para doar. A expectativa é atender 200 doadores nesse dia, o que aumentaria os estoques em 20%.
>
> Até agora, está garantida a presença de 150 doadores do interior enviados por sete hospitais conveniados, e de funcionários do Conselho Regional de Arquitetura, há dois anos parceiro do hemocentro nesta atividade. Dos 5.877 doadores entre janeiro e abril deste ano, foram aproveitadas 4.371 bolsas de sangue, distribuídas entre os 43 hospitais conveniados com o Hemorgs na Região Metropolitana e Litoral Norte. A quantidade é insuficiente para atender à demanda destes hospitais, que é de 2 mil bolsas/mês de todos os tipos de sangue.
>
> Por isso, o Hemorgs vem investindo nas coletas externas, nas parcerias e na formação de equipes com os hospitais conveniados. Este ano, o investimento maior é nas parcerias, para formar equipes dentro dos hospitais, treiná-las no hemocentro e fazer as coletas supervisionadas pelos técnicos do Hemorgs. Quatro coletas já foram feitas entre abril e maio - uma no Hospital de Butiá e três no HPS de Canoas, já com as equipes treinadas. Esta ação resultou em 400 bolsas a mais de sangue nos estoques.
>
> DESMISTIFICANDO O MEDO
>
> A função das coletas externas é equilibrar os estoques e divulgar a importância, a facilidade e a segurança da doação de sangue. Por si só, a coleta desmistifica o medo, ainda grande, que as pessoas têm da agulha e de contaminação. As pessoas acham que vão contrair hepatite e Aids doando sangue- diz a Coordenadora de Captação de Doadores do Hemorgs, Maria de Lourdes Peck. Outra idéia errada é pensar que os doadores vão sair desmaiando. Quando vêem que saem da sessão rindo, conversando e indo para o lanche, têm certeza de que não há nenhum prejuízo para os doadores, completa a técnica.
>
> As próximas coletas externas estão previstas para 6 de junho (Capão da Canoa), 13 de junho (Canoas), e 28 de junho (Torres). A meta é obter 150 bolsas, de cerca de 200 doadores, em cada uma das coletas.
>
> PARA DOAR
>
> É necessário: ter boa saúde; ter entre 18 e 65 anos; peso igual ou superior a 50 quilos; não usar drogas injetáveis; ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior; não ter tido contato sexual com pessoas de comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue; não ter contraído sífilis, hepatite, doença de Chagas e Aids; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não estar grávida nem amamentando; documento de identidade.
Secretaria da Saúde