Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Grupo apresenta peça de teatro com usuários de saúde mental no Hospital Psiquiátrico São Pedro

Atividade fez parte das comemorações do aniversário de 140 anos do hospital

Publicação:

Um grupo de pessoas em formação de roda e de mãos dadas

O grupo São Pedro Em Cena, da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), apresentou nesta terça-feira (16/07) a peça Movimentos, criada a partir das próprias experiências de 12 atores e atrizes atendidos no hospital. A atividade faz parte das comemorações do aniversário de 140 anos do HPSP, completados em 29 de junho. A apresentação ocorreu no espaço de eventos do hospital conhecido como Gigantinho. 

O espetáculo é fruto do trabalho desenvolvido na oficina regular de teatro conduzida pela diretora do grupo, a atriz Pati De La Rocha, que é voluntária na Oficina de Criatividade e bolsista de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Uma média de 20 a 25 pessoas passam pela oficina de teatro anualmente, que disponibiliza um ambiente terapêutico e estimulante para os usuários de saúde mental. 

“Acreditamos que a criatividade desempenha um papel fundamental no processo de recuperação e no bem-estar mental. Nestas oficinas, os usuários têm a oportunidade de se expressar através de diversas formas de arte, como pintura, música, teatro e escrita”, afirma a diretora do HPSP, Chris Allves. 

A coordenadora da Oficina de Criatividade, Tatiane Patrícia da Silva, diz que o espetáculo Movimento é uma expressão da relação da instituição com a comunidade e “dá visibilidade a um espaço em que saberes artísticos são empregados como recurso no cuidado subjetivo, bem-estar e socialização dos usuários de saúde mental da rede de saúde pública”.  

WhatsApp Image 2024 07 16 at 14 33 29
- - Foto: Marcelo Bernardes - ACS/SES

A oficina existe dentro do Hospital São Pedro há 34 anos. Hoje, recebe pacientes das áreas de internação e ambulatório do HPSP assim como da rede de atenção psicossocial de Porto Alegre. A proposta é unir a arte enquanto recurso terapêutico, somado ao processo de cuidado terapêutico, que é o uso da medicação e das psicoterapias. 

Secretaria da Saúde