Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Governo reforça estratégias de combate à gripe durante seminário

Publicação:

20130321154419seminario-estadual-influenza.jpg
Seminário reuniu cerca de 500 profissionais e gestores da Saúde e contou com a presença de representantes da SES, como o secretá - Foto: Camila Domingues

O enfrentamento à gripe está baseado no tripé vacinação, prevenção e tratamento. Essa foi a principal mensagem passada para os mais de 500 presentes ao Seminário Estadual de Influenza, nesta quinta-feira (21), em Porto Alegre. Promoção da Secretaria Estadual da Saúde (SES), através do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), o evento lotou o auditório do Hotel Embaixador com profissionais da saúde, representantes de entidades de classe e gestores.

 

Para compartilhar as estratégias de combate à doença adotadas no RS e em diversas outras regiões, foram trazidos ao Estado palestrantes do Ministério da Saúde e organizações internacionais, além dos técnicos do CEVS e do Laboratório Central do RS (Lacen).

 

Vacinação

A campanha nacional de vacinação contra a gripe ocorre neste ano de 15 a 26 de abril, com o sábado (dia 20) sendo a data de mobilização, o chamado “Dia D”, com a abertura extraordinária dos postos de imunizações. Ao todo, o RS receberá em torno de 3,1 milhão de doses da vacina do Ministério da Saúde. Ela aumenta a proteção contra três tipos de vírus de gripe (dois deles chamados de Influenza A, incluindo o H1N1, e uma cepa da Influenza B). O público-alvo da campanha são as pessoas acima dos 60 anos, crianças maiores de seis meses e menores de 2 anos, gestantes (e mulheres que tenham dado a luz até 45 dias antes do início da campanha), portadores de doenças crônicas que tenham recomendação médica para a imunização, profissionais da saúde e indígenas aldeados.

 

 

Prevenção 

A chamada etiqueta da gripe é uma medida simples porém importante para evitar a disseminação na doença. Entre os cuidados que se destacam está a proteção da boca e nariz ao tossir e espirrar, cobrindo-a preferencialmente com a dobra do cotovelo, evitando o uso das mãos. O vírus ao ser expelido pode depositar-se em alguma superfície onde ainda sobrevive por um período de tempo. Caso uma pessoa venha a ter contato com essa área e depois toque olhos ou a boca pode vir a contaminar-se. Também ressalta-se a importância em lavar as mãos com frequência, com água e sabão ou utilizando álcool em gel, assim como evitar locais com aglomeração de pessoas (escola, transporte público, centros comerciais, entre outros) se estiver com os sintomas.

  

Tratamento 

A gripe tem cura. A afirmação busca quebrar o paradigma de que a doença é tratada apenas com descanso em casa. O tratamento tornou-se popular durante a pandemia de 2009, quando passou a ser ofertado o antiviral Oseltamivir, de nome comercial Tamiflu. Devido ao fato de que o medicamento possui sua maior eficácia durante as primeiras 48 horas de sintomas, recomenda-se que a pessoa procure atendimento médico de imediato quando estiver com sintomas de febre, dor de garganta e dores nas articulações, musculares ou de cabeça. Juntamente a esse chamamento à população, é feito um reforço para que a comunidade médica esteja atenta a esses sintomas para a prescrição do antiviral.

 

O medicamento é distribuído gratuitamente nas farmácias municipais, hospitais, pronto socorros e outros locais. O Estado possui no momento cerca de 190 mil tratamentos (cada um composto de dez comprimidos), quantidade superior a distribuída em todo o ano passado. Caso necessário, pode ser solicitado complemento do estoque ao governo federal.

 

CLIQUE AQUI PARA CONHECER AS APRESENTAÇÕES REALIZADAS NO EVENTO

Secretaria da Saúde