Governo inaugura obra no Hospital Geral de Caxias do Sul e anuncia mais recursos para a instituição

HGCS Leite e Arita
A conclusão da obra é símbolo do esforço coletivo dos governos estadual e municipal e da sociedade civil de Caxias do Sul - Foto: Maurício Tonetto /Secom

A ampliação do Hospital Geral de Caxias do Sul foi entregue nesta sexta (28/4), em solenidade com a presença do governador Eduardo Leite. Agora, com o prédio pronto, começa a fase de habilitação dos novos leitos no Ministério da Saúde e de obras complementares. Para atender a essas necessidades, o governador e a secretária da Saúde, Arita Bergmann, anunciaram mais R$ 7 milhões em recursos estaduais.

A conclusão da obra é símbolo do esforço coletivo dos governos estadual e municipal e da sociedade civil de Caxias do Sul. O novo anexo recebeu aporte de R$ 15 milhões em recursos do Estado, somados ao investimento feito pela prefeitura e ao valor captado pela administração do hospital na comunidade caxiense."Nós precisamos, sim, celebrar essa etapa da ampliação do Hospital Geral. Precisamos celebrar porque agora, com as instalações concluídas, podemos ir até o Ministério da Saúde e pedir a habilitação dos leitos. Vamos fazer isso já na semana que vem. Essa obra é um orgulho para o Rio Grande do Sul e uma demonstração da capacidade que a comunidade da Serra tem de se unir em prol de projetos que vão melhorar a vida das pessoas", afirmou o governador.

Leito HGCS
A obra da nova ala foi concluída com recursos do Governo do Estado - Foto: Maurício Tonetto /Secom

A secretária Arita explicou que os recursos para o novo investimento do Estado são oriundos do Programa Avançar e detalhou como eles serão aplicados. Dos R$ 7 milhões que serão repassados, R$ 3 milhões serão destinados para a execução de itens que complementam a obra, como por exemplo: passarela de interligação, piso e cobertura entre os prédios, revestimento externo, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, adequação das escadas, para atender às exigências de acessibilidade e do plano de proteção contra incêndios. Os outros R$ 4 milhões serão investidos em obras de adequações da parte elétrica do hospital.

"Esse não é um hospital apenas para Caxias do Sul. É um hospital de todos os gaúchos. Estamos realizando a entrega de uma importante obra, que preenche vazios assistenciais da região e cria uma alternativa para a ampliação de atendimento", destacou Arita.Também participaram da solenidade, que foi seguida de uma visita às novas instalações do hospital, o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Domenico, a vice, Paula Ioris, além de lideranças municipais e estaduais.

Por Juliano Rodrigues/Secom Edição: Rodrigo Toledo França/Secom