Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Governo do Estado assina convênio e entrega equipamentos para UTI Neonatal da Santa Casa de Bagé

O governador Eduardo Leite e a secretária da saúde, Lisiane Fagundes, participaram da solenidade

Publicação:

-
Banco de Leite da Santa Casa de Bagé - Foto: Joseph Aresço/Ascom SES

A Secretaria da Saúde realizou, na sexta-feira (14/8), o ato de assinatura de convênio para a reforma do Banco de Leite e a entrega de equipamentos para a unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal da Santa Casa de Caridade de Bagé. A solenidade de assinatura e entrega dos aparelhos contou com a presença do governador Eduardo Leite e da secretária da Saúde, Lisiane Fagundes.

O convênio assinado contempla a reforma, ampliação e adequação do Banco de Leite Humano. O investimento do Estado, por meio do Programa Avançar Mais na Saúde, é de R$ 181,8 mil.

“É um espaço que oferece orientação e apoio para a amamentação e que também contribui para a alimentação de bebês que precisam de cuidados especiais, especialmente os prematuros", destacou o governador Eduardo Leite.

Já para a aquisição dos três sistemas completos de alto fluxo para suporte ventilatório de prematuros, que estão sendo utilizados na assistência neonatal pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Estado investiu outros R$ 187,7 mil.

Os novos equipamentos irão proporcionar tratamento mais seguro e adequado às necessidades de pacientes referenciados da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, que tem sede em Bagé e abrange, também, os municípios de Aceguá, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul.

“São vários atores envolvidos nessa recuperação da Santa Casa e percebemos que as condições aqui estão melhorando. Estaremos sempre juntos para garantir entregas para esse importante hospital, que tem ambulatórios do Programa Assistir, conta com o SerMulher RS e é uma importante referência na área de oncologia. Ou seja, a instituição é uma grande parceira do SUS na região”, disse Lisiane.

Obra no banco de leite não afeta funcionamento

As obras no Banco de Leite Humano da Santa Casa de Caridade de Bagé, que está passando por reforma e ampliação, com adequações na estrutura e ampliação da capacidade de atendimento, não afetam o seu funcionamento. O serviço seguirá funcionando normalmente, das 7h às 19h, sem interrupção do atendimento às mães e aos recém-nascidos que necessitarem de suporte à amamentação e à nutrição.

O Banco de Leite oferece orientação sobre amamentação, auxílio na extração do leite materno e acompanhamento de mães que enfrentam dificuldades nesse processo. O espaço também presta assistência relacionada à alimentação de recém-nascidos internados na UTI neonatal que necessitam de suporte nutricional especializado.

Santa Casa de Caridade de Bagé

Fundada em 1833, a Santa Casa de Caridade de Bagé conta com 225 leitos e atua como hospital de referência regional em urgência e emergência, além de oferecer serviços em áreas como oncologia, traumatologia, clínica cirúrgica e terapia intensiva neonatal e adulta.

Secretaria da Saúde