Governo assina termo para construção de presídio e destaca atuação do PPV
Publicação:
A governadora Yeda Crusius e o prefeito municipal de Canoas, Jairo Jorge, assinaram hoje (4) o protocolo de intenções para a construção do primeiro presídio gaúcho no sistema de parceria público-privada (PPP). O novo complexo penitenciário deverá abrir 3 mil novas vagas e ficará localizado no bairro Fazenda Guajuviras. Na solenidade, realizada no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, a governadora e o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, destacaram as ações do Programa de Prevenção da Violência (PPV).
Yeda frisou que a nova penitenciária tem que vir junto com um programa de desenvolvimento das comunidades e das pessoas para prevenir a reprodução da violência. Terra lembrou que o PPV foi idealizado pela governadora no sentido de entender melhor a questão da violência, abrangendo áreas maiores e considerando a violência também como uma questão de saúde pública.
De acordo com os dados apresentados pelo titular da SES/RS, mais da metade dos acidentes de trânsito que geram vítimas fatais envolvem usuários de álcool e drogas. A mesma realidade está presente no número de homicídios no Estado. Em média, são 4 homicídios diários e no mínimo dois estão relacionados ao uso de drogas, como o crack e álcool.
Osmar Terra explicou que o PPV está integrado em áreas como educação, segurança e assistência social e focalizado em 14 municípios que, de acordo com um mapeamento, apresentam os piores índices de violência do RS. São 30 bairros monitorados pelas equipes do Programa Saúde da Família, atuando junto às famílias, especialmente na prevenção ao uso do crack. Também foi destacado o papel do Programa Primeira Infância Melhor (PIM). "Nos primeiros anos de vida, é possível prevenir o comportamento violento. Hoje o PIM atende a mais 81 mil crianças e todas as crianças dos bairros mais violentos estão ou serão acompanhadas pelo PIM", concluiu Terra.