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Gestão de Emergências é tema de treinamento no Estado com o CDC dos Estados Unidos

Intuito é promover abordagem integrada e fortalecer a capacidade de resposta coordenada do Governo Estadual

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Intuito é promover abordagem integrada e fortalecer a capacidade de resposta
Intuito é promover abordagem integrada e fortalecer a capacidade de resposta - Foto: Divulgação/SES

Em parceria com a Defesa Civil, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) realiza nesta semana o Workshop em Gerenciamento de Emergências com foco na Gestão de Emergências de Saúde Pública e Centro de Operações de Emergências (COE). A iniciativa é ministrada pelo CDC, órgão do governo dos Estados Unidos e que a sigla significa Centros para Controle e Prevenção de Doenças.

Em formato semelhante ao treinamento do ano passado, que teve como foco a análise de risco, esta capacitação tem como objetivo capacitar as equipes das secretarias executivas do Rio Grande do Sul a se prepararem, responderem e se recuperarem de todas as emergências com consequências para a saúde pública. O treinamento ocorre ao longo dos três dias (de 27 a 29 deste mês) no Auditório do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar.

A proposta de trabalho será conduzida de forma interativa, com atividades em grupo e facilitadores especializados do CDC, visando promover um entendimento comum dos processos de preparação, resposta e recuperação em Emergências de Saúde Pública, a partir das seguintes temáticas:

- Fundamentos do Programa de Gerenciamento de Emergências de Saúde Pública (GESP);

- Funcionamento e Estruturação de um Centro de Operações de Emergência;

- Funções e papéis dentro do Sistema de Gerenciamento de Incidentes (SGI).

Intuito é promover abordagem integrada e fortalecer a capacidade de resposta
Intuito é promover abordagem integrada e fortalecer a capacidade de resposta. - Foto: Divulgação/SES

A formação tem como público-alvo servidores das Secretarias Estaduais de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, do Meio Ambiente e Infraestrutura e da Reconstrução Gaúcha, Vinculadas da Secretaria de Segurança Pública e integrantes do Comando conjunto da Operação Taquari II. O intuito é promover uma abordagem integrada entre as diversas secretarias, fortalecendo a capacidade de resposta coordenada do Governo Estadual.

As 50 vagas foram ofertadas e distribuídas entre os órgãos de acordo com critérios estratégicos.

SES: 20 vagas
Defesa Civil:10 vagas
SEAPI: 03 vagas
SEMA: 03 vagas
SERG: 02 vagas
Corpo de Bombeiros Militar: 02
Brigada Militar: 03
Comando Conjunto da Operação Taquari: 3 vagas
Instituto Geral de Perícias: 1 vaga
Polícia Civil: 1 vaga
Ministério da Saúde: 2 vagas

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