Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Gerenciamento de vacinas e soros é de responsabilidade de todas as esferas de gestão

Publicação:

 

A Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) esclarece que os imunobiológicos (vacinas e soros) do Programa de Imunizações são distribuídos pelo Ministério da Saúde aos estados, que repassam aos municípios. Estes, por sua vez, repassam para cada sala de vacina nos postos de saúde.

 

Na instância nacional, os imunobiológicos ficam armazenados na Central Nacional de Distribuição de Imunobiológicos (Cenadi), situada no Rio de Janeiro. O envio de vacinas aos estados segue um cronograma mensal. Em situações especiais, esses envios podem ser até semanais.

 

Na instância estadual, são armazenados na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre. Da mesma forma, o envio de vacinas do Estado do Rio Grande do Sul para as 19 Coordenadorias Regionais de Saúde segue um cronograma mensal e, em situações especiais, este pode ser até semanal.

 

Na instância municipal, são armazenados na Rede de Frio do município, normalmente nas secretarias municipais de Saúde, que distribuem para todas as salas de vacinas do município. As salas de vacinas recebem das secretarias municipais de Saúde conforme sua capacidade de armazenamento e uso. Algumas podem receber mensalmente, e outras salas de vacinas podem receber até semanalmente.

 

O gerenciamento dos imunobiológicos é de responsabilidade de todas as esferas de gestão: nacional, estadual, municipal e local.

 

As vacinas que fazem parte dos Calendários de Vacinação estão disponíveis em todas as salas de vacinas do Estado.

 

A vacina contra febre amarela está normalmente disponível em todos os municípios elencados como área de risco desde 2001 e em municípios de referência para viajantes que se desloquem para áreas de risco. Ontem (29), o Estado recebeu 200 mil doses.

Secretaria da Saúde