Filme "Fumando Espero" será exibido amanhã na PUC para marcar o Dia Mundial Sem Tabaco
Publicação:
Amanhã (dia 31) é o Dia Mundial Sem Tabaco. Para marcar a data, será exibido na PUC, às 20h, no Auditório térreo do prédio 11, para os estudantes desta universidade, o filme "Fumando Espero". A iniciativa é uma parceria da Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). O filme, que integra o Projeto "Fala Sério", apresenta depoimentos de fumantes, ex-fumantes, pessoas que plantam fumo, pessoas que querem parar de fumar, e outras questões ligadas ao tema. Após a exibição, haverá debate dos estudantes com médicos pneumologistas e técnicos.
No domingo ue passou, a SES antecipou, no pátio da Usina do Gasômetro, ações de prevenção e controle do tabagismo. Na oportunidade, técnicos do Programa de Controle do Tabagismo ficaram à disposição da população, em tenda especialmente montada para o evento, e distrubuíram material informativo e realizaram medição de pressão arterial. A data tem como foco central divulgar a mensagem de que fumar é prejudicial à saúde.
As pessoas que desejam parar de fumar devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, pra ser encaminhado a um dos grupos que trabalham com o controle do tabagismo. Em Porto Alegre, pelo número 156, os interessados podem obter informações.
O tabagismo é a primeira causa de morte evitável no mundo e é um dos fatores de risco para mais de 70 tipos de doenças, como por exemplo, as doenças coronárias, câncer e doença pulmonar obstrutiva crônica. São estimadas 5 milhoes de mortes por ano relacionadas ao tabagismo , sendo 200 mil óbitos no Brasil. Considerado uma epidemia, o tabagismo apresenta números expressivos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS): mais de 1,3 bilhão de fumantes, sendo 80% nos países em desenvolvimento , consumo de 20 bilhões de cigarros por dia e cerca de 2 bilhões de fumantes passivos. O tabagismo passivo é apontado como a terceira maior causa de morte evitável, só perdendo para o tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool. Outro dado da OMS revela que 80% das pessoas querem parar de fumar, mas somente 3% dos fumantes atingem o seu objetivo a cada ano.
Denise Gewehr e Andréa Menezes
Em: 30/05/11