Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Febre amarela: Saúde orienta viajantes sobre a importância da vacina em áreas de risco no RS

Publicação:

 

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), está intensificando a divulgação sobre a vacina contra a Febre Amarela que deve ser feita por pessoas que estão se dirigindo para  52 localidades consideradas áreas de risco para a doença.

 

 

Através de uma parceria com cinco Estações Rodoviárias nos municípios de Porto Alegre, Santa Maria, Santo Ângelo, Santa Rosa e Frederico Westphalen será entregue, a partir desta semana, no ato da compra da passagem, o cartão com  a lista dos municípios considerados área de risco para a Febre Amarela no Estado, e recomendando a vacinação  que deve ser feita, preferencialmente, dez dias antes da viagem. Se não for possível observar esse prazo, a pessoa deve evitar ao máximo ter contato com a mata, no seu local de destino, durante os primeiros dez dias após a vacinação. Se a vacina tiver sido feita há menos de dez anos, não é necessário repetir a dose.

 

 

No RS, a área de risco é formada por 52 municípios, determinada pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde, devido a presença de circulação viral entre os mosquitos e hospedeiros (bugios). A Febre Amarela tem ciclos de 7 a 8 anos, ou seja, reaparece nas mesmas áreas, por isso a preocupação da vacina nestes locais. Este ano, foram registrados casos de febre amarela em Goiás, no Paraná, na província  Argentina de Missiones, que faz fronteira com o RS e no  Paraguai (casos urbanos da doença que não ocorriam desde 1942).

 

 

Doença

 

A Febre Amarela é uma doença grave que, nos piores casos, pode matar. É transmitida pela picada de mosquitos transmissores infectados e não existe transmissão de pessoa para pessoa. Os principais sintomas são febre, icterícia, mal-estar, cansaço, dores de cabeça e musculares, náuseas e vômitos.

 

 

Áreas de risco

 

Os municípios do RS onde é necessária a vacina são os seguintes: Alecrim; Alpestre; Ametista do Sul; Barra do Guarita; Bossoroca; Caiçara; Campina das Missões; Cândido Godói; Crissiumal; Derrubadas; Dezesseis de Novembro; Doutor Maurício Cardoso; Esperança do Sul; Frederico Westphalen; Garruchos; Horizontina; Iraí; Itacurubi; Jaguari; Jari; Mata; Nova Candelária; Nova Esperança do Sul; Novo Machado; Palmitinho; Pinheirinho do Vale; Pirapó; Planalto; Porto Lucena; Porto Mauá; Porto Vera Cruz; Porto Xavier; Roque Gonzales; Santiago; Santo Antônio das Missões; Santo Cristo; São Borja; São Francisco de Assis; São Luiz Gonzaga; São Nicolau; São Paulo das Missões; São Pedro do Sul; São Vicente do Sul; Tenente Portela; Tiradentes do Sul; Toropi; Três Passos; Tucunduva; Tuparendi; Vicente Dutra; Vista Alegre e Vista Gaúcha.

 

 

Secretaria da Saúde